 |
Grupo reuniu na tarde de segunda-feira para definir as ações de protesto (foto: Amazoon Notícia) |
Grupo promete interditar a PA-437 em protesto por degradação do ponto turístico.
Profissionais liberais de diversos setores, autônomos e políticos, estiveram presentes em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira (14) para definir estratégias para cobrar dos órgãos públicos ações efetivas para salvar o igarapé Curuçambá e outros patrimônios naturais de Óbidos, no oeste do Pará, que estão sofrendo com a poluição.
A reunião foi mobilizada através das redes sociais após novas imagens do balneário Curuçambá, um dos principais pontos turísticos de Óbidos, mostrarem o avanço do assoreamento sobre o leito do igarapé.
A reunião aconteceu em um bar, no bairro de Santa Terezinha. Durante mais de duas horas, os participantes discutiram e por meio de votação, além de nominar o grupo "S.O.S Curuçambá" também organizaram uma série de ações que vão desde a realização de um abaixo assinado, até a interdição da PA-437, que está em obras há mais de um ano e não teve a pavimentação concluída.
 |
Igarapé Curuçambá tem sido bastante afetado pelo assoreamento (foto: reprodução/ redes sociais) |
Mobilizações definidas pelo 'S.O.S Curuçambá'
Elaborar um abaixo assinado para encaminhar ao MPPA, pedindo providências e buscar informações acerca dos encaminhamentos da denúncia já protocolada em janeiro deste ano pela Câmara Municipal de Óbidos;
Encaminhar documento para que os órgãos competentes municipais se posicionarem diante da tragédia ambiental;
Encaminhar documento ao Governo do Estado pedindo providências quanto à obra paralisada há mais de um ano;
Realização de carreata de mobilização e sensibilização do povo em geral para a problemática (data a definir);
Criação da comissão 'S O.S Curuçambá' para organizar os trabalhos;
Interdição da PA-437 para chamar as autoridades competentes para o diálogo e buscar soluções para os crimes ambientais no Curuçambá, Campina, Lago do Mamauru, assoreamento da veia e do Lago Pauxis, que também está sendo poluído com o barro jogado para manutenção das ruas dos bairros Bela Vista e Cidade Nova (data a definir).
O MPPA
Em nota encaminhada a redação do Amazoon Notícia, a Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) informou que há o registro de Notícia Fato instaurada pela Promotoria de Justiça de Óbidos para apurar denúncia recebida da Câmara Municipal sobre possível dano ambiental proveniente de obras realizadas pela empresa L. O. FRANCO, no igarapé Curuçambá, município de Óbidos, o qual encontra-se em estado de assoreamento por conta do aterramento da estrada que está sendo realizado pela empresa.
A Promotoria encaminhou aos notificados para apresentação de informações, bem como cópia da denúncia para a Sema estadual e municipal.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário