Reunião entre Prefeitura de Juruti e diretorias das Tribos discute a realização do Festribal 2022 - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Reunião entre Prefeitura de Juruti e diretorias das Tribos discute a realização do Festribal 2022

Reunião entre Prefeitura de Juruti e diretorias das Tribos discute a realização do Festribal 2022

Share This

 

Representantes da Prefeitura de Juruti e das Tribos discutiram a possibilidade de realização do evento (foto: divulgação/ ASCOM-Juruti)

A expectativa é que o festival seja realizado com a presença do público no último fim de semana do mês de julho.

Uma reunião realizada na sexta-feira (18) na sede da Prefeitura de Juruti, no oeste do Pará, entre a prefeita Lucidia Batista e dirigentes das tribos Muirapinima e Munduruku, marcou o início do alinhamento preliminar para a realização em 2022 do Festival Folclórico das Tribos de Juruti (Festribal), considerado uma das mais importante manifestações culturais do Pará.

Além da prefeita de Juruti e de secretários municipais, participaram da reunião os dirigentes da tribo Muirapinima: Sandro Silva e Andréa Alves, e os dirigentes da tribo Munduruku: Alex Guedes e Rony Bastos.

Entre os assuntos discutidos na reunião, a situação atual da documentação das associações que representam as tribos, foi colocado como prioridade, para que as duas associações culturais possam receber recursos do município e de outros agentes públicos e privados, para executarem os projetos de apresentação.

Ao final do encontro, foi agendada uma nova reunião para definir a realização do Festribal e as possíveis datas do evento.

O Festribal

O Festribal surgiu em 1995 e resgata, em forma de espetáculo, a cultura indígena nativa da cidade, figurando entre as maiores manifestações culturais da Amazônia, marcada pela disputa entre as tribos indígenas Munduruku e Muirapinima.

A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.

Em 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará. A manifestação cultural e folclórica atrai um grande público dos municípios da região oeste do Pará, de outros estados do Brasil e até de outros países.

Cada apresentação é avaliada por uma equipe de jurados, responsáveis por atribuir notas em quesitos técnicos e artísticos. Entre os itens julgados, estão: tribo coreografada, porta estandarte, índia guerreira, pajé, apresentador, cantos indígenas e evolução.

O Festribal tem o objetivo de manter viva na memória da população a história cultura do povo jurutiense, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico do município potencializando o turismo.


Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário