Espécies de peixes que estavam no período defeso podem ser comercializadas a partir desta quarta, 16, em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Espécies de peixes que estavam no período defeso podem ser comercializadas a partir desta quarta, 16, em Óbidos

Espécies de peixes que estavam no período defeso podem ser comercializadas a partir desta quarta, 16, em Óbidos

Share This
Pesca no lago Mamauru nesta quarta-feira (16) (foto: divulgação/ ASCOM-PMO)

Peixes das espécies Tambaqui, Acari e Pirarucu continuam proibidas de serem capturadas e vendidas; confira espécies liberadas.

Em ação realizada nesta quarta-feira (16) com pescadores artesanais da comunidade Mamauru, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) pôs fim no período defeso em Óbidos, no oeste do Pará.

A partir desta data, está encerrado oficialmente o período que protege a captura de espécies de peixes, a fim de garantir a preservação e o equilíbrio natural dos ecossistemas, garantido por lei na Portaria Nº 48/2007 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O período defeso, que compreende de 15 de novembro a 15 de março, ocorre anualmente para as espécies Mapará, Pacu, Curimatã, Aracu, Branquinha, Jatuarana, Fura-Calça e Pirapitinga.

Apesar da liberação, continuam ainda proibidas de serem capturadas e comercializadas os peixes das seguintes espécies:

Tambaqui – até 31 de março de 2022;

Acari – até 30 de março de 2022;

Pirarucu – até dia 31 de maio de 2022.

A Sema reforça que, fora do período defeso, as espécimes capturados têm que apresentar os tamanhos mínimos previstos pelo Ibama, do contrário configura-se crime ambiental. 

Vão continuar sendo realizadas fiscalizações integradas entre órgãos de segurança e a Colônia de Pescadores Z-19, com orientações sobre a proteção das espécies e como alerta para os cuidados com o meio ambiente.



Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da ASCOM-PMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário