Aérea portuária de Óbidos (PA) (foto: arquivo/ reprodução/internet) |
Média atual está 65 cm abaixo da cota de alerta. Defesa Civil Municipal realiza a medição diariamente.
O nível do Rio Amazonas em Óbidos, no oeste do Pará, começa a apresentar sinais de que está recuando, atingindo marcas que estão abaixo do registrado em anos anteriores, em comparação a 2009, 2012, 2014 e 2021, quando foram registradas grandes cheias.
O monitoramento na sede do município foi redobrado, devido a cidade estar, estrategicamente localizada no trecho mais estreito e profundo do rio, considerado o maior em extensão e volume de água, o que influencia na inundação das áreas que margeiam o Amazonas e o Lago Pauxis.
No início do ano a enchente preocupou a Coordenadora de Defesa Civil com a elevação rápida do rio, apontada pelo monitoramento realizado diariamente.
Desde quarta-feira (9) a metragem aponta um recuo gradual que tem média de três centímetros a cada 24 horas. Na quarta o rio mediu 6,50m.
Já na quinta-feira (10) a marca foi de 6,54m, e nesta sexta-feira (11) o Amazonas aumentou 1cm, foi registrado o nível de 6,55m.
A média atual é 65 cm abaixo da cota de alerta que para Óbidos, que é de 7,20m segundo a Defesa Civil do Estado. A cota de alerta é uma espécie de base para o risco real de inundações nas zonas urbana e rural.
Com o monitoramento diário, a Defesa Civil local consegue mensurar a necessidade de ações de auxílio à possíveis famílias afetadas. No caso da enchente, não há registro de regiões que tenham sido prejudicadas com relação ao acesso e a permanência nas moradias.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário