Governo Federal reconhece situação de emergência de Oriximiná por chuvas intensas - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Governo Federal reconhece situação de emergência de Oriximiná por chuvas intensas

Governo Federal reconhece situação de emergência de Oriximiná por chuvas intensas

Share This
Técnicos da Defesa Civil vistoriam área de risco em Oriximiná afetada por chuvas intensas (foto: Defesa Civil de Oriximiná/Divulgação)

Outras seis cidades brasileiras atingidas por desastres naturais também tiveram situação de emergência reconhecida.

O município de Oriximiná no oeste do Pará, teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assim como outras seis cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos foi publicada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).

Em Oriximiná, chuvas intensas motivaram o reconhecimento, enquanto Pium, no Tocantins, houve registro de alagamentos.

Em Minas Gerais, Tumiritinga entrou em situação de emergência devido a inundações. Já no Espírito Santo, o município de Castelo obteve o reconhecimento federal devido aos estragos causados por enxurradas. Já em Muqui, a causa foram as chuvas intensas.

Estiagem

No estado de Santa Catarina, as cidades de Guaraciaba e Lajeado Grande obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.



Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações de g1 Santarém e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário