Em Oriximiná reunião discute sobre de prevenção da gravidez na adolescência - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Em Oriximiná reunião discute sobre de prevenção da gravidez na adolescência

Em Oriximiná reunião discute sobre de prevenção da gravidez na adolescência

Share This
Foto/ Assessoria de Comunicação Prefeitura de Oriximiná

O objetivo é prevenir e realizar ações educativas para a redução da gravidez na adolescência.

A Prefeitura de Oriximiná, Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado em Assistência Social — CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, promoveram uma reunião voltada a semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O encontro discutiu diretrizes, políticas públicas que possam disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A temática vem sendo abordada sob o ângulo da proteção e efetivação dos direitos desse público, para a implementação de ações governamentais relacionadas à prevenção do início sexual precoce e da gravidez de crianças e adolescentes.

Ao nível nacional há uma campanha, a qual estão utilizando a hashtag "Tudo tem seu tempo" (#tudotemseutempo) e incentiva "Adolescência primeiro, gravidez depois".

Dados da OMS divulgados em 2017 revelaram que na América Latina e no Caribe, a taxa de gravidez entre adolescentes é a segunda mais alta do mundo, superada apenas pela média da África Subsaariana.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Prevenção da gravidez na adolescência:

Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação. Educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo(a) outro(a), a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.

Por
Redação Amazoon Notícia
Com Informações - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Óriximiná

Nenhum comentário:

Postar um comentário