Bloco Serra da Escama é o guardião de um dos patrimônios naturais de Óbidos (foto: João Canto/ Obidos.Net) |
O bloco da Prainha, que se apresenta tradicionalmente na sexta-feira de carnaval, permanece vivo na memória dos foliões obidenses.
Responsável pela alegria na sexta-feira de carnaval em Óbidos, no oeste do Pará, o Unidos do Serra da Escama - nome social da entidade, que é popularmente conhecida como Bloco do Serra faz referência a um dos patrimônios naturais mais importantes da cidade, localizado à margem do lago Pauxis, e que embeleza uma área chamada de “Prainha”, na divisa dos bairros Centro e Lourdes.
Aliás, a origem do bloco em 1998 foi exatamente essa, fazer parte da festa do mascarado Fobó com o apelo de preservação aos recursos naturais de Óbidos, sobretudo a Serra da Escama.
Fundado por um grupo de brincantes do carnaval, moradores da “Prainha”: Jarbas Antônio Silva da Conceição (Xarito), Fabio Luis Bentes Dias e Maedina Soares, o Serra se apresentou pela primeira vez, na sexta-feira de Carnapauxis, no ano de 1999, quando Óbidos montou uma das maiores estruturas que serviriam como referência até os dias de hoje para o maior evento cultural do município.
Assim como a maioria dos blocos que fazem a folia obidense, o Serra da Escama apresenta uma variedade de alas, destaques como a rainha e a porta-estandarte, e algumas figuras típicas do Carnapauxis, como o “Macacão” e o “Bicho Folharal”.
Macacão, figura icônica do Carnapauxis, sempre se apresenta no Serra da Escama (foto: João Canto/ Obidos.Net) |
Em 2020, ano da última apresentação, o bloco levou para as ruas da cidade o tema: “O Prazer de brincar o Carnaval”, com um colorido de fantasias confeccionadas por artistas locais.
O Serra é também o bloco da chuva! Isso mesmo. Diferente desta sexta-feira (25) é quase que infalível uma chuva torrencial em Óbidos, na tarde de sexta-feira de carnaval, antes da apresentação do bloco que é a identidade da cultura obidense, e guardião da preservação de nossas riquezas naturais.
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário