Mirim-Unidos do Umarizal se apresenta sempre as quintas-feiras de carnaval (foto: João Canto/ Obidos.Net) |
Bloco deveria se apresentar oficialmente nesta quinta-feira, 24, no período oficial do Carnapauxis
É no reduto do Umarizal – área famosa no bairro de Lourdes -, que um dos blocos mais tradicionais do Carnapauxis surgiu para dedicar um dia, exclusivamente, para as crianças participarem do carnaval em Óbidos, no oeste do Pará.
O Umarizal, além de acolhedor, é o ponto de encontro de milhares de famílias nas quintas-feiras de Carnapauxis. Afinal, o Mirim nasceu com a premissa de ser das crianças, mas foi além, cresceu e hoje é o bloco da família obidense.
A última apresentação no dia 20 de fevereiro de 2020, reforçou a importância e o crescimento do público do Mirim, que diferente dos outros blocos, colore do início ao fim o percurso feito até a arena do “Fobódromo”, no Centro de Óbidos.
A direção do bloco realizará nessa quinta-feira (24) uma live. A intenção é, através da internet, matar um pouco da saudade da festa colorida e inocente que as crianças fazem nesse dia e manter vivo o espírito do Mirim que, literalmente, se tornou o bloco da família do Carnapauxis.
Pais e filhos entram na brincadeira e se fantasiam para participar do Mirim (foto: João Canto/Obidos.Net) |
Um pouco de história
Fundado em fevereiro de 1998 o bloco é composto na maioria por crianças dos bairros da cidade. Há 24 anos a quinta-feira de carnaval em Óbidos dedica às crianças o direito de brincar o maior carnaval de rua do Pará. Nesse dia os pequenos saem pelas ruas, fantasiados e mascarados, esbanjando alegria e beleza.
O Carnaval da rua Antônio Fernandes, mais conhecida como Umarizal, acontece desde 1990. Mas em 1998, ano de sua fundação, o Bloco Mirim “Unidos do Umarizal” se apresentou no carnaval com a música “Os Mascarados”, de autoria da compositora Rosimar Vieira Teixeira.
Antes, as fantasias eram as tradicionais do “Mascarado Fobó”, ícone da festa dos obidenses, mas com o passar dos anos, diversos são os personagens de que as crianças, pais e famílias inteiras se fantasiam para fazer do Mirim o bloco das crianças, de pouca, e porque não dizer, de muita idade também.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário