Nível dos rios Amazonas e Trombetas supera a média de 2021 e municípios de Óbidos e Oriximiná redobram a atenção - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Nível dos rios Amazonas e Trombetas supera a média de 2021 e municípios de Óbidos e Oriximiná redobram a atenção

Nível dos rios Amazonas e Trombetas supera a média de 2021 e municípios de Óbidos e Oriximiná redobram a atenção

Share This

 

Frente da cidade de Óbidos (PA) (foto: divulgação/ASCOM-PMO)

Médias registradas dos dois rios nesta quinta-feira (6) e maior do que no mesmo período do ano passado

O nível do Rio Amazonas, em Óbidos, no oeste do Pará, atingiu às 8h desta quinta-feira (6) a cota de 5,24 metros. A média é 1,90 metros maior do que a registrada na mesma data em janeiro de 2021. As informações foram confirmadas pela Coordenadora Municipal de Defesa Civil.

De acordo com o órgão responsável pelo monitoramento, a média registrada hoje está 1,22 metros acima da cota registrada em 2009, ano em que foi registrada umas das maiores enchentes na região, e 2,26 metros acima da cota registrada na mesma data em 2012, quando boa parte das áreas mais baixas da cidade foram inundadas.

Apesar da cota elevada, registrada nos primeiros dias de 2022, nenhuma área de risco na área urbana foi inundada, e não há registros, até o momento, de que famílias tenham sido afetadas pela cheia do Rio Amazonas.

“A gente está informando no nosso sistema as defesas civis de Belém e Brasília, e Santarém que a nossa regional, mostrando a real situação que está ficando o nosso município. A cheia do rio se torna preocupante, por isso a gente orienta que a população ribeirinha comece a se prevenir”, disse Jamerson Amaral, coordenador da defesa Civil em Óbidos.

Rio Trombetas

Outro município que começa a se preocupar com a elevação da água, é Oriximiná. Banhada por um dos afluentes do Amazonas, o rio Trombetas, a leitura feita às 7h desta quinta-feira, também apontou cota acima da registrada no ano passado.

O Trombetas apresenta 5,46 metros na leitura do nível. Em 2021, no mesmo dia a cota foi de 3,53 metros. São quase dois metros de diferença.

Em 2009, ano da grande enchente, o Trombetas atingiu no dia 6 de janeiro a cota de 4,23 metros. A diferença para esse ano é 1,23 metros a mais.

Já em 2012, quando nível do rio foi de 3,05 metros, no comparativo com a média atual, o Trombetas está 2,41 metros mais cheio.

A área urbana de Oriximiná, que margeia o Trombetas, tem nível muito próximo ao do rio, por isso a preocupação da Defesa Civil que tem adotado medidas de prevenção, para minimizar os danos causados por uma possível grande enchente em 2022.
  
A cota de alerta do rio Trombetas para inundações nas áreas ribeirinha e na frente da cidade é de 8,50 metros.



Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário