Prefeitura de Oriximiná e Universidade Federal Fluminense iniciam retomada de parceria - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Prefeitura de Oriximiná e Universidade Federal Fluminense iniciam retomada de parceria

Prefeitura de Oriximiná e Universidade Federal Fluminense iniciam retomada de parceria

Share This
Prefeito Argemiro Diniz retomou a negociação para um novo acordo com a Universidade Federal Fluminense


Há 50 anos a UFF administrava a Maternidade São Domingos Sávio. Cooperação técnica entre município e entidade foi extinta em julho.

Uma reunião entre o prefeito de Oriximiná, no oeste do Pará, Argemiro Diniz (PRTB) e representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) retomou as tratativas para que seja pactuado um novo termo de cooperação técnica, financeira e administrativa, entre o município e a UFF, para manutenção dos atendimentos e serviços prestados pelo Hospital Maternidade São Domingos Sávio, referência no atendimento de gestantes e na realização de partos. 
 
Marcelino Conti, diretor da universidade e o pró-reitor André Brandão, participaram da reunião de forma remota.
 
O farmacêutico da UFF João Antônio, participou presencialmente das negociações com os representantes da prefeitura, para definir os termos para a retomada da parceria. Além do prefeito, representaram o município, a secretária de saúde, Aída Picanço, e a procuradora, Chayene Godinho.

Em julho de 2021, o ex-prefeito William Fonseca, decretou a extinção de qualquer relação jurídica ou cooperação técnica, financeira e administrativa, referente ao Hospital Maternidade São Domingos Sávio, entre o município de Oriximiná e a Universidade Fluminense, para todos os fins de direito.

A época a justificativa da extinção da cooperação, foi que a UFF estava com dificuldades para cumprir a obrigação de executar os serviços decorrentes das atividades da maternidade, e que, todas as tratativas para retomada de um novo termo, foram prejudicadas ante a inércia da instituição.

Marcelino ressaltou durante a reunião que o município nunca assumiu a direção da maternidade e que a retomada do acordo é muito importante para a população oriximinaense.

"De fato, até o presente momento, o município não assumiu a sua responsabilidade, o que causou prejuízos nos serviços da maternidade. Já na gestão atual eu quero parabenizar o prefeito Argemiro pela sensibilidade e olhar mais humanizado, demonstrando a sua preocupação com a saúde da população", disse Marcelino.

A retomada das negociações é uma demonstração de reconhecimento à importância da atuação da UFF, que há 50 anos atua em Oriximiná.

“Faremos todos os ajustes necessários para que a UFF volte a conduzir os trabalhos no Hospital Maternidade São Domingos Sávio, com o apoio da prefeitura de Oriximiná, pois entendemos que a parceria e a união faz com que nós tenhamos um trabalho muito mais eficiente”, afirmou o prefeito Argemiro Diniz.

Próximo passo

Os pontos definidos na reunião foram encaminhados para a Procuradoria Geral do Município (PGM), que vai tratar com o jurídico da universidade todos os detalhes necessários, para a assinatura de um novo termo de cooperação.
 
 

Por:
Redação Amazoon Notícia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário