Medidas alinham as atividades das paróquias e áreas pastorais, nos sete municípios de abrangência da Cúria Diocesana.
A Diocese de Óbidos, no oeste do Pará, divulgou no início da noite desta segunda-feira (22), um novo decreto com medidas de prevenção para evitar contágio dos fiéis pela Covid-19, durante as atividades da igreja Católica em todo o território de atuação pastoral da Diocese.As novas orientações, foram adotadas diante do crescente índice de infectados, hospitalizados e mortes provocadas pela doença, desde que foi confirmada a chegada da variante Delta do novo coronavírus na região.
Segundo o documento assinado por Dom Bernardo Bahlmann, permanece obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento mínimo de 1,5m entre os fiéis nas igrejas e em qualquer outro local onde ocorram atividades pastorais.
Entre as novas determinações, está a orientação para que párocos e administradores paroquiais, em comum acordo com os conselhos, analisem os decretos municipais, levando em consideração a realidade epidemiológica de cada município, e adotem as medidas necessárias para evitar novos casos de infecção.
A igreja vai estimular a realização de ações que incentivem os fiéis a se vacinar contra a Covid-19, e alertar para que obedeçam às regras sanitárias de prevenção.
Além de lembrar ao clero e aos leigos a necessidade das medidas preventivas, o decreto pede a atenção para a ocupação das igrejas durante as celebrações, especialmente para que não ultrapasse a porcentagem permitida e estipulada nos decretos municipais.
As novas regras devem vigorar enquanto não houver mudanças nas medidas preventivas determinadas pelas prefeituras de cada um dos sete municípios que compõem o território da Diocese de Óbidos.
Território
O território da Diocese de Óbidos é de 182.960 km², organizado em paróquias distribuídas nos municípios de Alenquer, Faro, Terra Santa, Juruti, Oriximiná, Óbidos e Curuá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário