Prefeitura de Óbidos está derrubando árvores em praças da cidade e revolta moradores - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Prefeitura de Óbidos está derrubando árvores em praças da cidade e revolta moradores

Prefeitura de Óbidos está derrubando árvores em praças da cidade e revolta moradores

Share This

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, "a ação é em decorrência de fatores relacionados à segurança pública "

Os moradores de Óbidos, em especial os ribeirinhos e vendedores ambulantes, se depararam na manhã desta sexta-feira (27), com o barulhos motosserras e arvores caindo. A ação junto ao meio ambiente revoltou populares que frequentam o espaço público localizado em frente ao mercado municipal.

Segundo a própria prefeitura, 9 árvores serão cortadas. Entre os vegetais retirados pela administração pública, estão as espécies Clitoria fairchildiana (Paliteira) localizadas na Praça em frente ao Mercado Municipal, e outras três (3) da espécie Terminalia catappa (Castanhola) na Praça Barão do Rio Branco (Praça de Sant’Ana). A ação tem por objetivo resguardar a população do risco eminente de acidentes ocasionadas por queda de árvores.

Ação da prefeitura está gerando indignação com o corte das árvores. Uma publicação na redes sociais fez o seguinte questionamento “Isso Pode”. Entre as opiniões publicadas, a maioria discorda da ação da prefeitura, que foi classificada por uma moradora como "profundamente lamentável".

“O corte acaba com a sombra na praça, ainda mais necessária nos dias quentes de verão. Não sobrou sequer uma árvore. Em pleno verão, e a praça não terá nenhuma sombra. É muito triste isso que fizeram aqui”. Lamenta um ribeirinho que sempre frequentou a praça.

Indignados, populares chegaram a questionar os funcionários que executavam a derrubada dos vegetais. Ouviu como resposta que "era uma ordem da secretária de infraestrutura".

A prefeitura informou em nota que toda ação está embasada nas Autorizações Ambientais Nº 179/2021 e Nº 182/2021, documento emitido pelo órgão ambiental (SEMA) para a Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (SEURBI), considera-se válida a supressão das árvores por apresentarem problemas fitossanitários e risco potencial de queda.

A Prefeitura informa ainda que após a supressão a Seurbi realizará o plantio de novas mudas de espécies arbóreas para o local e destinação apropriada aos resíduos gerados na supressão. 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário