Protesto interrompe trânsito de veículos na PA-437 em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Protesto interrompe trânsito de veículos na PA-437 em Óbidos

Protesto interrompe trânsito de veículos na PA-437 em Óbidos

Share This
Fotos/Luana Gomes- Amazoon Notícia

Castanheiros bloqueiam trecho da PA 437 no municípios de Óbidos, região Oeste do Estado, em protesto relacionado à decisão da justiça federal, que suspendeu reabertura de flota Trombetas para evitar surto de Covid-19 entre indígenas Zo'é.


Os castanheiros fazem parte de uma associação de extrativismo que trabalham com a coleta da castanha do Pará na área do Jamaracaru, na região dos campos gerais dentro do território de proteção da Flota Trombetas. Os castanheiros alegam que já estão há seis meses sem poder colher os frutos devido a pandemia, e passando por necessidades.

O protesto iniciou na noite da quinta-feira (1), por volta das 20h. os manifestantes impediram o trânsito de veículos no acesso de entrada e saída do município, sendo permitido a passagem de veículos de urgência e emergência.

Caminhões, veículos de pequeno porte e cordas são utilizados para bloquear a passagem de carros na via estadual. Ainda no local, os manifestantes improvisaram um pequeno acampamento. O bloqueio já ocasiona uma fila de carros que já chega a três quilômetros.
 
De acordo com a associação mais de 500 famílias foram impedidas de trabalharem na colheita da castanha na área de proteção. Os castanheiros alegam ainda que estão a mais de 90km em linha reta da área indígena, e que os índios já foram imunizados com a 2 dose da vacina contra a covid-19.

Os manifestantes exigem a presença de um representante do Ministério Público Federal para que possam ser ouvidos e que a decisão seja refeita, e que seja liberada a área para trabalharem. Na manhã desta sexta-feira (02), na tentativa de um acordo de liberação da via, a polícia militar e o promotor de justiça (MP), em Óbidos se reuniram com os manifestante para um diálogo de liberar o acesso da pista, mais não houve êxito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário