Projeto de preservação do acervo histórico de Óbidos é aprovado por Biblioteca Britânica - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Projeto de preservação do acervo histórico de Óbidos é aprovado por Biblioteca Britânica

Projeto de preservação do acervo histórico de Óbidos é aprovado por Biblioteca Britânica

Share This
Projeto de preservação de documentos da Comarca de Óbidos datados do século XIX — Foto: Ufopa/Divulgação

Com previsão de dois anos de duração, o projeto contará com auxílio de oito bolsistas.


O projeto “Digitisation of Justice court files during the 19th century in Brazilian Amazonia (1800-1900)” do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que tem como objetivo digitalizar documentos da Comarca de Óbidos datados do século XIX teve a proposta aprovada.

O projeto foi aceito por uma das maiores e mais importantes bibliotecas do mundo, a British Library, sediada em Londres (Inglaterra). Com previsão de dois anos de duração, o projeto contará com auxílio de oito bolsistas.

Deve ser destinado ao projeto o valor de 55 mil libras, que corresponde a aproximadamente R$ 387 mil, o que possibilitará a digitalização de cerca de 100 caixas de processos cíveis e criminais que mostram o funcionamento da justiça na região e, ainda, a aquisição de equipamentos de última geração para o trabalho.

A coordenação é dos pesquisadores da Ufopa, Gefferson Ramos Rodrigues, Wânia Alexandrino e Luiz Carlos Laurindo Júnior e da professora e pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França, Emilie Stoll. O grupo encampa outro projeto para a digitalização dos documentos da Comarca de Óbidos, patrocinado pela Universidade da Califórnia (UCLA), destinado aos arquivos do século XX.

Os projetos integram o Endangered Archives Program, programa mundial para a preservação de acervos que se encontram ameaçados.

Segundo Gefferson Rodrigues, como a região amazônica, devido ao clima quente e úmido, torna muito difícil a preservação de documentos em papel. O projeto desempenha uma função da maior importância para a preservação de documentos especialmente raros.

"Essa parceria ainda é reforçada pelo apoio do Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França e pode abrir, no futuro, a possibilidade para intercâmbios acadêmicos entre professores e alunos provenientes da Universidade da Califórnia e da Inglaterra, o que dará uma dimensão internacional às pesquisas do CDHBA”, comentou. Ao final dos trabalhos, o conjunto de documentos datados de 1800 a 1988 deve ficar disponível para consultas na internet. 
 
G1/ Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário