Equipe técnica da SESPA da 9ª Regional de Saúde visita Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Equipe técnica da SESPA da 9ª Regional de Saúde visita Óbidos

Equipe técnica da SESPA da 9ª Regional de Saúde visita Óbidos

Share This
Fotos/ Ascom - Prefeitura de Óbidos

Uma equipe técnica da SESPA da 9ª Regional de Saúde de Santarém estiveram na quarta-feira (14), no município de Óbidos, para avaliar o processo de trabalho das Equipes Saúde da Família, serviços credenciados, monitorar indicadores de saúde, relacionados ao desempenho das equipes e cadastro da população para repasse de recurso financeiro, do novo modelo do programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.


A equipe composta pela Enfermeira Irlana Siqueira de Souza – Referência técnica regional da atenção primária em saúde, Ragner Borgia Junott – Referência técnica regional da Vigilância epidemiológica e Iglea Thaiana Silva Fontinelles – Diretora Técnica, se reuniram com a equipe da secretaria de saúde do município e com prefeito municipal, Jaime Silva.


A Sespa está realizando um diagnóstico geral da real situação da saúde do município, voltado ao programa da Atenção Primária à Saúde e, ao enfrentamento das ações e serviços relacionados à Covid-19.

Programa Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas. 

A equipe da SESPA foi recebida pelo prefeito Jaime Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário