Prefeito Jaime Silva fala em coletiva de imprensa sobre decreto municipal, ações de combate, e plano de contingência contra covid-19, em Óbidos. - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Prefeito Jaime Silva fala em coletiva de imprensa sobre decreto municipal, ações de combate, e plano de contingência contra covid-19, em Óbidos.

Prefeito Jaime Silva fala em coletiva de imprensa sobre decreto municipal, ações de combate, e plano de contingência contra covid-19, em Óbidos.

Share This

Atualmente, o município de Óbidos está com lotação máxima de leitos no Hospital Municipal e Dom Floriano.

Na manhã desta sexta-feira (08), o Prefeito Municipal de Óbidos, Jaime Silva, concedeu uma coletiva de imprensa, juntamente com a secretária de saúde Ana Elza, e a enfermeira Herbeny, para tratar assuntos referentes a saúde pública do município, como o novo decreto publicado nesta quinta-feira (07), ações de combate contra a covid-19 e plano de contingência do vírus.

Jaime Silva abordou a questão de aglomerações no município e chegada de embarcações de outros estados e municípios, pois segundo a enfermeira Herbeny, os casos de covid-19 tem aumentado cerca de 25%, principalmente após as festas de final de ano. Chamou a atenção para as aglomerações no Balneário Curuçambá, e quais as medidas que estarão sendo realizadas para ameniza-las. "Já estamos conversando com o Demutran, para que possam amenizar as aglomerações no Curuçambá, para que possam orientar as pessoas, estipular um limite máximo de pessoas por condução, para que assim possa ser mantido o permitido. Com relação a chegada dos barcos intermunicipal, no novo decreto consta o distanciamento das redes, a temperatura. Mas o problema maior é os barcos de viagens interestaduais, já levamos ao conhecimento do governador, nossa preocupação com essas embarcações, tendo em vista que Óbidos é um porto onde passa todas essa embarcações e consequentemente elas atracam aqui para embarque e desembarque de passageiros, enfim, essas questões iremos ajustando". Disse o prefeito.

Em entrevista, a Enfermeira Herbeny falou o aumento gradativo dos caso no município e que atualmente o Hospital Municipal Dom Floriano, bem como outras unidades como de Santarém e Itaituba, encontram-se em lotação máxima. "Nas últimas semanas observamos um aumento gradativo, nos casos de COVID no município, nós já esperávamos, por conta dos festejos de final de ano e do aumento das aglomerações. De outubro pra cá, as medidas começaram a ser flexíveis, a intenção era que a população já tivesse se habituado as medidas provisórias no sentindo de não precisar mais estar impondo medidas, mas não foi o que aconteceu, na medida em que os decretos flexibilizaram as medidas protetivas, as aglomerações retornaram e os casos voltaram a aumentar cerca de 25% de semana em semana, em apenas 4 dias de trabalho do novo governo, nós já tivemos mais de 162 pessoas notificadas, esse número é referente somente a demanda de pessoas espontâneas. Nossos leitos de isolamento na Santa casa estão lotados e nas últimas 2 semanas estamos trabalhando com lotação máxima, já chegou a necessidade de nós estarmos com um paciente aguardando por 1 ou 2 dias por conta de leito. Ontem estávamos acompanhando e vimos que Itaituba e Santarém decretaram que estão com lotação máxima, não há vagas". Afirmou. 
 
Hayme Amorim
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário