Toque de recolher será de 21hs às 5hs da manhã
Em pronunciamento realizado na noite desta quinta-feira 14, o prefeito Willian Fonseca anunciou novas medidas de combate ao coronavírus, após o aumento expressivo de pessoas internadas no HMO. Fonseca relatou que houve crescimento de 50% dos casos de infecção pela COVID-19 no município. “Eu tive no hospital ontem tinham 12 pessoas internadas, agora a noite nós estamos com 18 pessoas internadas no hospital municipal com coronavírus, e utilizando oxigênio para o tratamento. Então, eu não to aqui querendo trazer nenhuma espécie de alarme, nenhuma espécie de preocupação pra população, e sim conscientizar a população acerca da gravidade do coronavírus, que ainda é um perigo”, disse o Prefeito.
Entre as medidas do decreto Nº 133/2021 ficam proibidos;
– Viagens interestaduais, intermunicipais, por meio fluvial, terrestre e aéreo, com o deslocamento de passageiros, de forma comercial ou particular e viagens dentro do município para as comunidades tradicionais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas, permitindo somente o deslocamento dos moradores dessas comunidades para a sede do município, para aquisição de produtos essenciais à manutenção das famílias, ficando apenas permitido apenas a um membro por família;
O decreto nessa questão diz que, em caso de necessidade imediata no deslocamento, deverá ser requerida autorização junto ao Setor de Vigilância Sanitária, que analisará a urgência.
– Eventos, reuniões e/ou manifestações presenciais, de caráter público ou privado e de qualquer espécie, no âmbito do Município de Oriximiná, independentemente da quantidade de pessoas, salvo as do Comitê de Gestão de Crise do COVID-19, e para aquelas que dependem do bom andamento da administração pública;
– Estão proibidos integralmente o funcionamento das casas de show, boates, casas de eventos e de recepções, e estabelecimento similares;
– Realização de práticas esportivas coletivas em áreas públicas e privadas;
– Atividades de academias e estabelecimentos similares;
– O funcionamento de bares e restaurantes, com exceção os serviços de delivery e retirada de comida devidamente embalada.
O toque de recolher ficou estabelecido das 21hs (nove horas da noite) às 5hs (cinco horas da manhã) do dia seguinte.
Podem funcionar com restrições:
- Estabelecimentos comerciais, industriais, sociais e de serviços, bem como aos empreendedores informais, autorizados a funcionar no horário estabelecido no alvará de localização e funcionamento, a adoção de medidas que assegurem uma distância mínima de dois metros entre as pessoas, e permanência pelo tempo estritamente necessário à aquisição dos produtos e a obrigatoriedade do uso de máscaras.
- A realização de celebrações, missas e cultos, ainda estão permitidos, mas com público reduzido de 30% da capacidade, em igrejas, templos religiosos, lojas maçônicas e estabelecimentos similares.
Entre as determinações anunciadas pelo chefe do poder executivo municipal, foi que a partir da próxima segunda-feira 18, as pessoas que vierem a ter os sintomas da COVID-19, devem procurar imediatamente as unidades básicas de saúde, para que possam receber os primeiros atendimentos.
O prefeito Fonseca ainda falou sobre a doação feita pela Mineração Rio do Norte, de 10 cilindros de oxigênio para o Hospital Municipal de Oriximiná, o insumo de acordo com o gestor municipal deve durar em média cinco dias. “Quero agradecer a MRN, ao Guido, diretor operacional da Mineração Rio do Norte, que tem sido um grande parceiro da prefeitura de Oriximiná, nós ligamos pra ele, pedimos ajuda. O envio do oxigênio da Mineração para Oriximiná, garante que essas 18 pessoas que estão internadas, se mantenham ali com oxigênio por cinco dias”, afirmou Fonseca.
O Decreto Nº 133/2021 está em vigor e será válido pelos próximos 15 dias.
Com informações da Prefeitura de Oriximiná
Por: Patrício Coimbra/ VejoINOrixi
Nenhum comentário:
Postar um comentário