![]() | |
A decisão autoriza vacinação dos grupos de risco, idosos e trabalhadores de saúde
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo (17.jan) o uso emergencial de duas vacinas: CoronaVac apresentada pelo Instituto Butantan e Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No vota da relatora , diretora Meiruze Freitas houve recomendação para que o Butantan apresente mais documentos sobre o imunizante do laboratório Sinovac. Já o diretor Alex Campos disse que se voto não teria espaço para negar a ciência e politização. Ele também citou a tragédia de Manaus e a falha do Estado em todos os níveis. Além dos dois, também votou a favor do uso emergencial o diretor Romison Mota, formando maioria simples, .
Antes do resultado ser anunciado, São Paulo informou que não perderá tempo para iniciar a vacinação no estado. O governador também pediu ao Butantan que faça imediatamente a entrega das vacinas requisitadas pelo Ministério da Saúde.
Governadores de outros estados também anunciaram que vão iniciar a imunização nos próximos dias.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, convocou uma entrevista coletiva no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro.
Os pareceres das áreas de medicamentos, que avalia os estudos clínicos e eficácia e segurança; de certificação Boas Práticas de Fabricação, que verifica se os locais de fabricação da vacina têm condições adequadas; e de monitoramento de eventos adversos, que monitora e investiga depois da vacinação se as pessoas tiveram alguma reação à vacina recomendaram neste domingo (17.jan) o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e da vacina da Universidade de Oxford, do laboratório AstraZeneca.
Vacina de Oxford/AstraZeneca - Fiocruz
tipo: vetor viral (vírus geneticamente modificado)
doses: 2
eficácia: 70,4%
armazenamento:2 a 8ºC (6 meses)
produção Fiocruz: 100 milhões de doses no primeiro semestre
Vacina Sinovac/CoronaVac - Instituto Butantan
tipo: vírus inativado (enfraquecido)
doses: 2
eficácia:50,4% para todos os casos/ 70% para casos leves/ 100% casos moderados ou graves
armazenamento: 2 a 8ºC
produção Butantan: 1 milhão de doses por dia no primeiro semestre
SBT- Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário