Escritor obidense conquista primeiro lugar em prêmio nacional de literatura 2020 - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Escritor obidense conquista primeiro lugar em prêmio nacional de literatura 2020

Escritor obidense conquista primeiro lugar em prêmio nacional de literatura 2020

Share This
Foto/ Arquivo pessoal

O autor foi um dos premiados na categoria 'Conto'. A história de ficção 'Terra Anfíbia' retrata o cenário do Lago Grande de Óbidos.

Escritor natural de Óbidos, no oeste do Pará, conquistou o primeiro lugar no "Prêmio Off Flip de Literatura 2020". Romualdo de Andrade venceu na categoria "Conto", com a história de ficção "Terra Anfíbia" que tem como cenário o Lago Grande, região entre os municípios de Óbidos e Juruti.

No conto, o autor destacou um personagem que era escritor e buscava inspiração para começar a escrever, se refugiava em uma casa onde cresceu, no Lago Grande, e vivia em companhia do seu cachorro. O escritor tentava formar a criação textual em uma manhã, onde começou a descrever entre as linhas do papel momentos da infância passada naquele local e tentou reconstruir a epopeia dos portugueses na época da Cabanagem que procuraram refúgio no coração da Amazônia.

O obidense mora atualmente em Juiz de Fora (MG) e é graduado em administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e licenciando em História pelo Mackenzie, em São Paulo.

"O conto era uma ideia, mas que estava embaralhada. Ao longo de 2019 fui compondo as cenas e a história fluiu. A motivação para escrevê-lo, sem dúvida, foi para participar do prêmio", contou Romualdo.

Sobre o prêmio

Os autores ganharão 25 mil reais no total, além de estadia em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, passeio de escuna e cota de livros. Os contos e poemas selecionados serão publicados em livro impresso a ser lançado durante a FLIP e também em e-book, com download gratuito aos leitores.

Os primeiros colocados em conto e poesia ganharão também residência literária de duas semanas em Paraty e bolsa de criação no valor de 2 mil reais (além de terem transporte, estadia e alimentação custeados).

A comissão julgadora foi formada por Flávio de Araújo, Olga Yamashiro e Ovídio Poli Junior. O evento de premiação acontecerá no Sesc Paraty, durante a Festa Literária Internacional de Paraty.

Por Kamila Andrade, G1 Santarém — PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário