O 20º Festival de Música Popular de Oriximiná – (Fempo), no oeste do Pará, encerrou na noite de sábado (30), com o anúncio dos grandes vencedores. Ao todo, 23 músicas aptas a participar do evento foram defendidas nas três noites de audições realizadas no Ginásio Guilherme Guerreiro.
Após seis anos sem ser realizado, o festival foi resgatado pela Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a empresa Uirapuru Cultura e Comunicação e MRN. A união resultou em uma das edições de maior participação de produtores, músicos e intérpretes já registradas até aqui.
Embora músicos dos estados do Amapá, Amazonas e Pará tenham passado pelo palco de apresentações do Fempo, apenas composições paraenses da região do Baixo Amazonas foram classificadas para a final pelos jurados que avaliaram a fase eliminatória.
O grande destaque do festival foi a canção “Os Apóstolos”, composta e interpretada por Nato Aguiar que conquistou três prêmios: melhor arranjo, melhor letra e melhor música. “Gostaria de agradecer a todos de coração e parabenizar aos organizadores por esse belo festival. A canção ‘Os Apóstolos’ é uma linda referência às classes de minoria que buscam o seu lugar na sociedade dia a dia. Uma referência que enfatiza a importância do negro, do índio do LGBTQI e de todos aqueles que se sentem excluídos. Tudo isso feito de forma ética, sem extremismo”, explicou Nato, ao ser perguntado sobre o significado da música.
Antônio Lima, secretário de Cultura e Turismo comemorou o sucesso do evento que retornou em grande estilo. “Nossos agradecimentos se estendem a cada servidor municipal envolvido nesse projeto do Fempo. Ao senhor prefeito Ludugero Tavares por acreditar e apoiar essa iniciativa. Aos músicos vindos de diversos estados e dos mais variados municípios da nossa região. Enfim, agradecer à Deus por nos proporcionar um retorno belíssimo e em grande estilo para o nosso festival”, comemorou Antônio.
Ao todo, foram ofertados 15 mil reais em premiação para as três canções campeãs. Na cerimônia de premiação, Ludugero Tavares enfatizou o esforço da administração na realização do evento. “É hora de agradecer a todos que nos ajudaram a realizaram o Fempo. Aos nossos músicos e dizer que este evento é a nossa forma de incentivar os nossos músicos oriximinaenses. Não é fácil realizar um evento como esse, mas, com empenho de todos o retorno do Fempo foi possível”, disse o prefeito.
Confira as Canções Premiadas no 20º Fempo de Oriximiná
Melhor temática local: “Terra Onde Vim Morar”, autoria e interpretação de Fabiano Lobato - Oriximiná;
Aclamação Popular: “Legado” de Fernando Torres com interpretação de Júnior Natividade - Oriximiná;
Melhor Arranjo: “Os Apóstolos” de autoria e interpretação de Nato Aguiar - Santarém;
Melhor Intérprete: Érick Juan de Juruti que apresentou a música “Mãe Açaí” de autoria de Jonas Silva;
Melhor Letra: “Os Apóstolos” autoria e interpretação de Nato Aguiar – Santarém;
Melhor Música:
1º colocado: “Os Apóstolos” de autoria e interpretação de Nato Aguiar - Santarém;
2º colocado: “Me Falem das Chuvas” de Domingos Diniz e Nico Sérgio, interpretada por Nico Sérgio - Oriximiná;
3º colocado: “A Coisa” de Raimundo Edson (Bacana) e interpretação de Alyne Queiroz – Juruti.
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário