8ª Edição do FECIMA tem inicio e reuni historia sobre Óbidos. - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
8ª Edição do FECIMA tem inicio e reuni historia sobre Óbidos.

8ª Edição do FECIMA tem inicio e reuni historia sobre Óbidos.

Share This
Fotos/ Eury Silva
Na noite da quarta-feira, 30, teve início a 8ª edição do Festival Cultura, Identidade e Memória na Amazônia. O evento de abertura aconteceu na casa de cultura e contou com a presença da comunidade obidense, banda de música Manoel Rodrigues, alunos e coordenadores da Ufopa, representante da secretaria de cultura e do prefeito Chico Alfaia. 

Com o sugestivo tema, “TRAVESSIAS CULTURAIS NO SOPÉ DO TRAVESSO RIO AMAZONAS”, o evento tem o propósito de servir de espaço de debates e divulgação de produções da Cultura, da Identidade e da Memória no Baixo Amazonas, visa incentivar atividades culturais, promovendo expressão oral, saber popular, literatura e reflexão sobre os diversos cenários amazônidas. No evento, está sendo apresentada ao público participante a riqueza patrimonial histórica, cultural, memorial e natural da Amazônia.


Durante o evento de abertura houve a apresentação dos professores, historiadores e pesquisadores da USP_SP, Willi Bole e Eckhard Ernst Kupfer , onde refizeram a historia de alguns expedicionários que percorreram o Rio Amazonas, atravessando o estreito de Óbidos.

A programação seguiu pela manhã desta quinta-feira (31), com a expedição Serra da Escama, e a partir das 18h, mesa redonda com tema “Educação e Ruralidade”, na casa de cultura.

Na sexta-feira (01), oficina no estreito do Rio Amazonas com embarcação e no final da tarde cotação de causas e encerramento do festival, na casa de cultura.

O VIII FECIMA serve de lugar que oportuniza atividades científicas e artísticas, incentivando o gosto pela investigação sobre culturas, memórias e identidades dos povos amazônidas. O evento na sua oitava edição, apresenta a Amazônia, enquanto expressão da diversidade de identidades e como lugar de memórias, servindo assim de fala da vida efervescente na sua relação com o flúvio. 

O festival é realizado pelo programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia – PROEXT-CIMA, do CFI/UFOPA, em parceria com a UFOPA Campus Óbidos, o Instituto Federal de Educação do Pará, a Prefeitura do Município de Óbidos, em especial as secretarias de educação e de cultura, a Academia de Artes e Literatura de Óbidos e a Associação Cultural Obidense.






Nenhum comentário:

Postar um comentário