![]() |
Foto/ Ascom Óbidos |
A Prefeitura Municipal de Óbidos através da Secretaria de Saúde (SEMSA), realizou a Semana Municipal de combate a Leishmaniose Visceral. Segundo informações do setor de zoonoses, o foco da campanha é chamar atenção para a prevenção e conter os avanços da doença. Por isso, a campanha foi realizada no prazo de uma semana, iniciou na segunda-feira (05) e finalizando na sexta-feira (09).
O trabalho de conscientização foi realizado junto à usuários das Unidades Básicas de Saúde e também em algumas escolas do município.
Nas UBS a equipe trabalhou com palestras educativas e nas escolas foram realizadas atividades lúdicas, de tal forma, que o assunto pudesse ser elucidado da melhor forma possível. A equipe realizou também, teste rápido em animais para detectar anticorpos do protozoário Leishmaniose.
Leishmaniose visceral:
A Leishmaniose visceral ou Calazar, é causada por um protozoário chamado Leishmania que é transmitida aos animais através da picada do inseto chamado flebótomo (mosquito TATUQUIRA fêmea). Os cães são os animais domésticos hospedeiros que podem transmitir a doença para os seres humanos também através da picada do mosquito fêmea hematófago.
Ascom Óbidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário