Vacina contra sarampo está disponível em postos de saúde em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Vacina contra sarampo está disponível em postos de saúde em Óbidos

Vacina contra sarampo está disponível em postos de saúde em Óbidos

Share This
Foto/ Divulgação
Com mais de 100 casos notificado e 57 casos de sarampo confirmados no estado do Pará, autoridades de saúde do município alertam a população obidense para importância da vacina. 

Desde a última segunda-feira (10), já estão disponível as doses da vacina contra o sarampo nos postos de saúde no município de Óbidos. O público-alvo são pessoas com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária mais suscetível a não ter tomado as duas doses recomendadas da vacina. 

A campanha iniciou no dia 10 de junho, e irá se estender até o dia 29 de julho. Além da vacinação em dias úteis (de segunda a sexta-feira) nos postos de saúde, a população pode comparecer no dia da mobilização da imunização ( Dia D), que irá acontecer no dia 29 de junho. A vacinação irá se estender ainda para as escolas, repartição pública, locais de trabalho, área rural e várzea do município. 

"No município de Óbidos temos mais de 13 mil doses da vacina disponíveis contra o sarampo, para ser administrada para a população obidense, a vacina pode ser tomada nos postos de saúde mais próximo. Os postos de saúde estarão disponíveis para a vacinação a partir das 7:30h até 17h". Informou o enfermeiro Eudson Galúcio, responsável pelo programa de vacinação no município. 

Todos que forem procurar um posto de saúde para a vacinação contra sarampo, deverá levar sua carteira de vacinação. E as pessoas que não lembram que toraram as duas doses ou perderam sua carteira é importante que se vacine.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. É importante levar a carteira de vacinação ao posto de saúde. Duas doses valem para a vida inteira. Quem já teve a doença também está protegido.

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.

Toda pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manchas vermelhas no corpo, além sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar atendimento para ser avaliado.


A doença traz consequências neurológicas para as pessoas e pode levar a óbitos. Aliás, atualmente o país ja vivem com focos de epidemia e com casos de óbitos no Brasil.

O sarampo é uma doença considerada perigosa e estava eliminada do país, conforme Declaração da Organização Pan-Americana da Saúde recebida em setembro de 2016. A infecção já foi considerada "doença comum na infância" décadas antes de ser eliminada do Brasil em meados dos anos 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário