![]() |
Foto/ Dovilgação- Festival do Jaraqui 2018 |
O evento que há vários anos era realizado no inicio do mês de junho, devido a grande piracema da espécie, este ano foi mudado por conta da cheia do Rio Amazonas que inundou a frente da cidade, local da realização do evento.
A programação inicia nesta sexta-feira(28), na Praça José Veríssimo com Lual do Jaraqui, com a participação de cantores da terra. No sábado(29), a programação continua com baile do Jaraqui no Forte Pauxis.
No domingo(30), dia do encerramento, a programação inicias as 12h na Praça José Veríssimo ( frente da cidade ), com programação esportiva, praça de alimentação, atrações musicais, danças e a escolha da rainha.
O Festival é uma realização da Associação Cultural Obidense - ACOB, e conta com apoio da prefeitura municipal, e demais parceiros.
O Jaraqui
O Jaraqui (Prochilodus ) se tornou Peixe símbolo de Óbidos, através do projeto de Hugo Ferrari. O Jaraqui tem o tamanho médio de aproximadamente 25 centímetros, pode pesar até 400 gramas, sendo um dos peixes mais consumidos na região amazônica. Óbidos é privilegiado, pois fica localizado na parte mais estreita do Rio Amazonas, comumente chamado de “Garganta do Amazonas”, por onde os cardumes obrigatoriamente passam durante a piracema, geralmente no mês de maio e junho, ocasião em que acontece a pesca e é realizado o Festival do Jaraqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário