Domingo de Ramos abre celebração da Semana Santa em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Domingo de Ramos abre celebração da Semana Santa em Óbidos

Domingo de Ramos abre celebração da Semana Santa em Óbidos

Share This
Fotos / Eury Silva
Procissão, bênção dos ramos e missa lembram, neste domingo (14), a entrada de Jesus em Jerusalém. 

Celebrando o Domingo de Ramos, a Igreja Católica deu início neste domingo (14) à programação da Semana Santa, que lembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, além de sua ressurreição. A celebração de ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho. 

Para recordar esta passagem bíblica, a paróquia São Francisco e Santa Clara ligada à Diocese de Óbidos realizaram a procissão e a celebração de ramos. Após a celebração, os ramos foram levados pelos fiéis para casa ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de cinzas, no ano seguinte. 


A celebração foi conduzida pelo frei Jacó, e dezenas de fiés lotaram a igreja. A programação se estende até do domingo de páscoa (21), e todos os dias haverá celebrações. 

Confira a programação: 

Na segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17), missas e atendimentos de confissões as 19h30m. 

Na quinta-feira (18), às 19h30 será celebrada a missa lavas-pés e da Santa Ceia. Já na sexta-feira(20), às 15h, acontece a celebração da Adoração e as 18h, Via Sacra, e no sábado(20), às 19h, Vigília Pascal. 

Encerrando a programação, no domingo (21), a Missa da Ressurreição será celebrada às 7h, 

Domingo de Ramos 

Marca o início da Semana Santa. A procissão e bênção dos ramos, antes da missa, lembram a entrada de Jesus em Jerusalém, a caminho da paixão, morte e ressurreição, conforme narram os Evangelhos. 

Ceia do Senhor 

É a celebração que abre o Tríduo Pascal e, nela, acontece o rito do lava-pés, recordação do gesto de Jesus durante a última ceia, quando lavou os pés dos apóstolos. Celebra-se também a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. No final, os fiéis participam da transladação do Santíssimo Sacramento e permanecem em Vigília Eucarística. 

Paixão do Senhor 

O único dia do ano em que não há celebração de missa, no mundo. A sexta-feira santa é dia de jejum e penitência. Desde o início da manhã, os fiéis visitam as Igrejas para rezar diante do Santíssimo Sacramento. À tarde, geralmente, a partir das 15 horas, acontece a celebração da Paixão do Senhor. 

Vigília Pascal 

É a celebração da espera da vitória do Senhor sobre a morte. Inicia-se com a breve liturgia da luz, durante a qual se acende do círio pascal. Depois, seguem-se a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia Eucarística. 

Páscoa do Senhor 

Conforme o Salmo 117, “este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”. A Páscoa é a celebração da vitória da vida sobre a morte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário