![]() |
Foto/Divulgação |
Índices de cobertura vacinal são fatores para controle. Casos confirmados da doença foram registrados em fevereiro.
Com as medidas de bloqueio vacinal e outras estratégias de imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que Santarém, no oeste do Pará, está com casos de sarampo sob controle. Apesar de terem sido registrados 39 casos da doença em 2018, este ano foram confirmados apenas 3.
Desde o ano passado, a Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) passou a intensificar a vacinação contra a doença, tudo para evitar o surgimento de novos casos na cidade. Além das ações nas unidades básicas de saúde (UBS's), foram levadas também a vacinação para pontos estratégicos da cidade, a chamada vacinação itinerante, com a finalidade de imunizar o maior número possível de pessoas, dentro do grupo prioritário (pessoas de 1 ano a 49 anos de idade).
Em 2019, os casos foram registrados no início do mês de fevereiro. Até então, desde lá, a Divisa não notificou mais nenhum caso da doença em Santarém. "O aumento da cobertura vacinal surtiu efeito, mostrando que quando as pessoas se vacinam a gente consegue combater com eficiência as doenças", garantiu a coordenadora do setor de imunização da Divisa, Edna Gadelha.
Vacinação em números
No ano passado foram aplicadas 13.842 doses da vacina contra o sarampo. Durante a campanha, o município atingiu 97,75% de cobertura vacinal dentre o grupo prioritário, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde que era imunizar 95% do público alvo. Nos primeiros meses de 2019, já foram imunizadas 12.812 pessoas e a vacinação continua sendo feita nas UBSs.
A Divisa recebeu no dia 12 de abril mais 2 mil doses da vacina tríplice viral (vacina que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola). Elas já foram distribuídas às unidades de saúde e estão à disposição da população que ainda não se imunizou.
"Quem ainda não tomou a vacina e queira se imunizar ainda pode procurar as unidades de saúde para receber a dose. A gente orienta que a pessoa sempre leve o cartão de vacinação para saber como está a situação vacinal da pessoa, especialmente quando se trata de criança", salienta Edna Gadelha.
Líder em registros
Apesar da conquista para a Semsa, Santarém permanece no topo da lista de municípios paraenses com mais registros de sarampo confirmados desde junho de 2018 até março de 2019, com 42 casos. 11 municípios fazem parte da lista.
Em levantamento realizado pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), do total de 362 casos confirmados no estado de junho de 2018 a 29 de março de 2019, foram confirmados 123, que correspondem a 34%.
O levantamento da Sespa revelou também, que somente de janeiro a março de 2019, foram notificados 94 casos de sarampo no estado, com 43 confirmados, o que corresponde a um total de 45,7% das notificações.
Do total de casos confirmados de sarampo no Pará, 87,1% ocorreram na região oeste do estado. As cidades que aparecem na lista são: Prainha (34), Monte Alegre (15), Belém (9), Curuá (8), Juruti (6), Jacareacanga (4), Itaituba (2), Alenquer (1), Aveiro (1) e Faro (1).
De acordo com a Sespa, entre as pessoas infectadas, a maioria é do sexo masculino (53,3%). A faixa etária predominante é de 1 ano (23%), seguida de 20 a 30 anos (18,2%).
G1 Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário