![]() |
Fotos / Ascom Óbidos |
Carnapauxis é realizado em Óbidos oeste do estado há mais de 20 anos e tem como ícone o Mascarado Fobó.
O bloco representante do bairro São Francisco em Óbidos, oeste do estado do Pará, “Vai ou Raxa”, realizou seu desfile nesta quarta-feira, e abriu oficialmente os sete dias de folião do Carnapauxis 2019.
Com tema “Surpresa! Advinha o que eu trouxe para você?”, o bloco levou para fobodromo aproximadamente 200 integrantes divididos em alas e contou a historias dos blocos que realizam o Carnapauxis.
O bloco Vai ou Raxa homenageou os blocos que compõe o Carnapauxis – A Festa do Mascarado Fobó.
No abra alas o bloco apresentou a Porta Estandarte: Larissa Sousa, moradora do Bairro São Francisco.
Ala da Alegria
Ala coreografada pelo professor de dança Patrick Siqueira, composta por 14 meninos e uma moça - Leny Monteiro.
A ala destaca as cores das essências dos blocos do Carnapauxis, formada por jovens moradores de diversos bairros da cidade.
Rainha: Taty Lopes 1º ano como rainha do bloco.
Fantasia: Cores das Cores: Trabalhada nas cores do abadá do bloco Vai ou Raxa 2019.
1º Destaque Mirim: Amanda Lopes, 1º ano como destaque do Vai ou Raxa – 6 anos de idade, homenageando os marinheiros.
Na sequência crianças fantasiadas com figurino de marinheiro, em seguida temos a alegoria “Comandante Vai o Raxa”.
2° Destaque
Lucirlane Tavares com a fantasia a essência do bloco Serra da Escama, em homenagem ao bloco da prainha.
Na sequência o carro alegórico homenageando a singela Serra da Escama.
3° Destaque
Vitória Irlane – com a fantasia a essência do bloco Águia Negra, em homenagem ao bloco do bairro Cidade Nova.
A ala “Rei das Ruas” vem na sequência homenageando os brincantes do bloco Águia Negra.
4° Destaque
Manu Gomes – com a fantasia a essencial do bloco Xupa Osso, em homenagem a bloco do Centro da cidade.
Na sequência vem a ala de brincantes trajados com o abadá do Xupa Osso, representado pelos idosos do bairro São Francisco.
5° Destaque
Fernanda Beatriz Lopes – com a fantasia que representa a essência do bloco Unidos do Morro.
Em seguida vem a ala dos Mascarados Fobós, com participação dos brincantes do bloco Unidos do Morro.
6° Destaque
Marciane Silva – com a fantasia que representa a essência do bloco das Virgens
A destaque vem acompanhada da ala com “As Virgens”, homens trajados de mulher fazendo referência ao bloco de Santa Terezinha que encerra a festa do mascarado fobó.
7° Destaque
Ala Fantasias de Luxo composta por jovens moradoras do bairro São Francisco que apresentam a beleza e a graça da mulher obidense. As fantasias foram confeccionadas por artistas do próprio bairro.
8°ala
Ala dedicada ao bloco Pai da Pinga, o único bloco alternativo ainda em atividade no Carnapauxis. O bloco do “boizinho” mais querido de Óbidos é o responsável pela alegria dos foliões nas segundas-feiras.
9°ala
Canhão da alegria: A alegoria que é o logotipo do bloco Vai ou Raxa. O canhão do Vai ou Raxa é o responsável por espalhar alegria por onde o bloco passa.
10° ala
Ala dos brincantes com o abadá do bloco. O espaço é livre para todos os brincantes.
MÚSICA: VAI OU RAXA “SOU SURPRESA”
Letra: Toni Rogério e Júnior Consentine
Intérprete: Neto Moreno
Vem pro Carnapauxis, vou te mostrar o melhor carnaval, na fantasia de uma criança pulando e brincando feliz, (bis)
O pouso de uma garça na beira do rio em frente a um cartão postal, brilhante e claro no verde da Serra, Serra da Escama cultura e carnaval,
No imaginar de uma águia voando trazendo um mar de foliões, descendo e subindo ladeiras eu vou pular, vou cantar e no furor da emoção extravasar e gritar sou chupa osso sou Óbidos, sou carna,
Misturando cores com irreverência e alegria, subindo o morro vou brincar de fobó, de virgem vou arrasar, pois sou Vai ou Raxa sou surpresa e adivinha o que trouxe pra vocês,
Misturando cores, misturando as histórias, vai Vai ou Raxa alegremente eu canto nosso carnaval
Misturando cores misturando as histórias vai Vai ou Raxa e Carnapauxis vem pra folia vem amar vem ser feliz.
HISTÓRICO DO BLOCO VAI OU RAXA
O Bloco Vai ou Raxa, vem de uma luta do povo humildade, que moram na periferia da cidade, onde tudo é mais difícil, principalmente no que diz respeito ao lado financeiro, a base econômica é a produção de carvão, farinha, trabalho árduo na juquira (derruba de mata baixa para o cultivo da terra), lavoura, enfim, uma vida muito sofrida e a todo instante se escuta alguém falar: “ minha vida está muito difícil, mas não desisto, um dia melhora ou vai ou raxa, dai a origem do nome do bloco, sendo que sobre a explicação da palavra RAXA, ser com a letra “X” e o correto é “CH”; a justificativa é simples: o racha original tem ideia de divisão de destruição, mas o raxa que temos é a ideia de abrir espaço, uma oportunidade para o povo simples também poder participar e mostrar seus valores, cultura e sua identidade, tendo como símbolo um canhão, onde a munição é a alegria que contagia todos.
No intuito de levar a alegria a periferia, onde a diversão contagiante do carnaval faz-se este povo distanciar do dia-a-dia das labutas sofridas. E pensando na felicidade do povo da comunidade São Francisco, e das comunidades aos redores, no dia 24/02/2006, reuniu-se uma comissão de sete pessoas para discussão, aprovação e criação de um bloco carnavalesco, haja visto, não haver até a presente data um com referências do bairro São Francisco, participaram dessa decisão as seguintes pessoas: Marinaldo Gomes, Francisco Garcia, Jair Garcia, Ilsa Lopes, Isoneide Lopes, Iramir Canto Filho e Iracy Lopes. Com o objetivo maior de criar um bloco que pudesse levar a alegria que contagia o povo. Havia-se pensando anteriormente um nome pelos jovens Marinaldo Gomes, Francisco Garcia e Jair Garcia, que é VAI OU RAXA. Sendo aprovado por todos, pois identifica de fato o linguajar e a vivência diária dos moradores dessa localidade.
Sua primeira apresentação foi juntamente com o Bloco Oficial Unidos do Morro, com o tema Vai ou Raxa: Aqui tem de tudo, mostrando os diversos valores que há dentro da comunidade. A segunda apresentação foi o Bloco Oficial Águia Negra com o tema: Vai ou Raxa: Fobozando com alegria, dando ênfase a simpatia ao ícone do CARNAPAUXIS, o MASCARADO FOBÓ, quer dizer, vamos brincar de fobó com alegria. No ano de 2011, após ter participado do Baile Carnavalesco Verde e Branco, com a escolha da Rainha das Rainhas, o bloco sagrou-se campeão, através da linda Jovem Jocilene Monteiro. Desde então, o trabalho aguçou com, mas fervor, estimulando formar comissão para organizar Estatuto, patrocínios e uma coordenação que pudesse lutar de fato por um espaço dentre os blocos oficiais.
Foi então que ano de 2014, após tudo legalizado e juridicamente acertado, buscamos junto a Liga dos Blocos Oficiais, um entendimento no sentindo de conquistar um dia próprio para sua apresentação no Carnapauxis. Após longa espera e a decisão foi tomada e para nossa felicidade no ano de 2015, já saímos como bloco oficial, fazendo a abertura do Carnapauxis, na quarta-feira que antecede o dia de carnaval nacional.
CANHÃO: Ícone do Bloco Vai ou Raxa, que em meio aos foliões conduzido pelos Seguranças da Alegria, despejam sobre o povão o pó (amido de milho), símbolo de nosso carnaval. Trazem consigo a massa brincante com nossos abadás, onde juntos fazem a festa ficar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário