SEMMA Óbidos apreende mais uma barca com aproximadamente 12 tonelada de pescado da espécie Mapará. - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
SEMMA Óbidos  apreende mais uma barca com aproximadamente 12 tonelada  de pescado  da espécie Mapará.

SEMMA Óbidos apreende mais uma barca com aproximadamente 12 tonelada de pescado da espécie Mapará.

Share This
Foto/ Eury Silva

Agentes ambientais abordaram a embarcação após denúncias. O proprietário será multado e o pescado distribuído para moradores dos bairros. 

Na noite deste sábado (26), a equipe da secretaria municipal de meio ambiente, interceptou mais uma embarcação, tipo pesqueira, carregada com pescado da espécie Mapará, que estão na fase de reprodução, o chamado período do defeso, quando a pesca também é proibida. 

A operação ocorreu por volta das 22h, segundo informações a barca vinha do estado do Amazonas, e ia passando do outro lado do rio em frente de Óbidos, rota usada para tentar burlar a fiscalização. 

No momento da abordagem dos agentes da Semma na embarcação, foram informados que o peixe que estava sendo transportado seria a Sarda, após fiscalização, foi identificado a espécie Marapá, e sendo apreendida. “Desde o mês de novembro, mês em que iniciou o período de defeso de varias espécies de peixe , a Semma vem realizando operações para combater e pesca em nossos lagos e fiscalizando no rio, para combater o transporte ilegal dessas espécies, e desde a última quinta –feira (24), temos realizado apreensões de grande porte e uma grande quantidade no caso da carne de pirarucu e jacaré, e nesta barca que apreendemos nesta noite , estima-se de 10 a 12 toneladas possam está na barca”. Disse, Every Aquino, secretario de meio ambiente de Óbidos. 

A embarcação foi apreendida e o proprietário, irá responder pela ação do dano ao meio ambiente, além da multa que ainda ver ser calculada. 

O período do defeso de oito espécies de peixes na região começou em novembro de 2018 e segue até março deste ano. Nesse período, a pesca está proibida para espécies como: pacu, jatuarana, pirapitinga, aracu, fura calça, mapará, curimatá , branquinha, além do pirarucu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário