MEC divulga reajuste de 4,17% para piso do nacional do magistério - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
MEC divulga reajuste de 4,17% para piso do nacional do magistério

MEC divulga reajuste de 4,17% para piso do nacional do magistério

Share This
Foto Divulgação
Na quarta-feira (9), o Ministério da Educação (MEC) divulgou matéria em seu site com o reajuste de 4,17% do piso nacional do magistério para 2019. 

Aplicado esse percentual, o valor do piso, que corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da educação básica, com formação de nível médio, modalidade normal, jornada de 40 horas semanais, passa de R$ 2.455,35 em 2018 para R$ 2.557,74 a partir de janeiro deste ano. 

Em matéria publicada no site da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), já havia sido divulgado esse percentual do reajuste do piso, conforme estudos técnicos junto à Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

Alerta 

Na mesma matéria, a Federação alertou para o fato de que, mais uma vez, o piso do magistério é reajustado com índice maior do que a inflação do ano anterior, pois, em novembro de 2018, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos dozes meses foi de 3,56%. 

O comunicado do MEC a respeito do reajuste do piso pontua que “como até o presente momento não houve alterações expressas na Lei, bem como na forma de cálculo, compreende-se que a metodologia para a constituição do percentual de variação do PSPN está mantida”. 

A Famep e a CNM reafirmam a urgência da aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, para adotar o INPC como critério de reajuste anual do valor do piso nacional do magistério público da educação básica. E mantém seu entendimento de que os aumentos reais nos valores dos vencimentos do magistério devem ser negociados pelos governos estaduais e municipais com seus respectivos professores.

FAMEP - Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário