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ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Parada há mais de 8 anos, obra do terminal Hidroviário de Óbidos é reiniciada

Parada há mais de 8 anos, obra do terminal Hidroviário de Óbidos é reiniciada

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Fotos/ Eury Silva

Parada há mais de 8 anos a obra do terminal Hidroviário de cargas e passageiros de Óbidos no oeste do estado foi retomadas pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH). O empreendimento começou em 2006. 

A EngePort, empresa contratada para prestação de obras e serviços de engenharia para a reforma e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas do Município de Óbidos, deu inicio na obra no último dia 05 de novembro. O valor da obra está orçada em quase R$ R$ 3 milhões. A garantia de reforma e adequação do terminal foi firmada por meio do Termo de Cooperação Técnica, entre a Prefeitura e o Governo do Pará, e que tem como fonte financiadora a caixa econômica federal. 


Os desafios do trabalho agora são com as fundações e o reforço de formação da obra existente e a recuperação da estrutura, e como o rio. Pois o nível da agua já começa a subir, vamos ter que acelerar a retomada da obra, ainda com esse nível do rio, a obra terá instalação completa, balsa flutuante, rampa de acesso com sensibilidade, reforma do telhado, banheiros e acabamento geral, informou o engenheiro civil e responsável pela obra, Paulo Augusto. 
O prazo para entrega da obra e de sete messes, e irá gerar aproximadamente 30 empregos no município. 


O termo de cooperação técnica, firmado em 31 de outubro de 2017, assegurou recursos de R$ 2,9 milhões para a adequação e conclusão do terminal, financiados pela Caixa Econômica. O recurso está acima do previsto inicialmente que seria de R$ 1,8 milhões. O porto de Óbidos está situado em uma área de passagem obrigatória de embarcações de todos os portes, que partem dos portos do extremo norte do país em direção as demais regiões. Com as obras concluídas, serão melhoradas as condições de comodidade para a população que necessita dos transportes fluviais no município. 


A área possui instalações para atracação de embarcações fluviais de pequeno porte mistas (cargas e passageiros), que atendem demandas intermunicipais e interestaduais. Segundo a Companhia Docas do Pará, a área portuária tem uma extensão territorial de 2.579,74 m².




Eury Silva 

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