![]() |
Fotos/ Escola São Francisco |
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi dos Palmares, um escravo conhecido como líder do Quilombo dos Palmares. Em alusão à data, a escola São Francisco, realizou nesta terça feira (20), a Gincana Cultural Respeito à Cultura Afro, com a temática “Escola, local de Incentivar Cultura Afro-Brasileira”.
O objetivo da programação foi Transferir de forma critica e reflexiva, a importância da história e da cultura afro-brasileira na Escola São Francisco. Resgatar a cultura afro-brasileira no âmbito escolar; Identificar elementos da cultura afro-brasileira entre alunos demonstra as influências africanas no cotidiano.
Além de identificar e combater alguns elementos de racismo, preconceito e discriminação no espaço escolar e discutir as relações raciais entre alunos da Escola São Francisco.
Durante a gincana aconteceram atividades de pinturas, desfiles da beleza negra, flash mob, dança em homenagem a cultura Negra, documentários sobre discriminação Racial.
“É muito importante que temas como estes sejam trabalhados no ambiente escolar com estas iniciativas, a escola cumpre a sua função social contribuindo para a formação integral dos alunos, combatendo todo o tipo de preconceito e racismo, além de promover a igualdade social.” Ressaltou o professor e diretor da escola, Juenilson Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário