![]() |
Fotos/ Ascom Óbidos |
Grupo passou por ruas da cidade, como forma de alerta para a prevenção do suicídio.
A Prefeitura Municipal de Óbidos por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, realizou na tarde da segunda-feira (10), uma caminhada alusiva a Campanha Nacional a Prevenção ao Suicídio Denominado "Setembro Amarelo", e percorreu algumas ruas do município até a Praça Frei Rogério (praça do O), onde teve o encerramento com informações, palestra que foram repassadas pelos profissionais do CAPS e atividades com a academia da Saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 45 minutos, um brasileiro se suicida. Desse número alarmante, mais um dado: em 90% dos casos poderia haver uma prevenção. O suicídio, na mente de quem o comete, é o desfecho final. É a tentativa de colocar um fim à dor que angustia, que amargura, que fere a alma e consome as energias. Precisamos dar atenção a esses sinais.
“Precisamos valorizar e respeitar a dor de outra pessoa. Não podemos julgar o sentimento alheio. Não permita que os números aumentem. Engaje-se oferecendo seu ombro, seu ouvido, suas mãos em contribuir com ações efetivas em favor da vida”. Frisou, a coordenadora do CAPS.
Demonstre interesse, ofereça ajuda. Na maioria dos casos, o desejo da pessoa em crise é apenas um: CONVERSAR!
Ascom Óbidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário