![]() |
Foto/Divulgação-Site Óbidos.Net |
Em entrevista ao Site Amazoon Notícia na tarde desta quinta-feira (23), as enfermeiras Renata Albuquerque (diretora executiva de média e alta complexidade), Edileny Castro (diretora executiva da atenção básica) e a secretária municipal de saúde Nathália Silva, falam sobre a falta de médico no hospital José Benito Priante que ocorreu na manhã da quarta-feira (22).
Acompanhe a entrevista
´´Nós temos hoje três médicos, Dr. Cléo, Jenival e o Dr. André, que trabalham conosco. Para suprir a necessidade de hoje, nós precisamos de mais um médico para tentar distribuir a escala da melhor forma, para não termos a falta de médico pela manhã nos dias de segunda, terça e quarta.
Nós trabalhos com o protocolo de urgência e emergência, esse protocolo esta anexado na recepção para que todas as pessoas que vão lá e quiserem ter acesso ao protocolo, como nós temos segundo o protocolo de saúde. Então nós não trabalhamos por ordem de escolha, trabalhamos por ordem de prioridade, quando nós não temos o atendimento médico naquele momento, a equipe de enfermagem acolhe o paciente e é verificado os sinais vitais com temperatura e verificação de pressão , e passamos a observando o quadro do paciente, dependendo dos sinais vitais dele, vendo se ele deve ou não ficar na unidade ou ser encaminhado.
Mesmo não tendo a presença do médico naquele momento temos o contato com o médico de imediato , pois ele está no Hospital Santa Casa, a partir desse momento que fazemos o contato e falamos ao médico o quadro do paciente e ele vê que o seu estado está agravando, o médico manda levar o paciente para o hospital. O enfermeiro de plantão vai encaminhar o paciente após avaliações necessárias.
O paciente que procurou o hospital 24 Horas, deveria primeiramente ter procurado a unidade de saúde do seu bairro, que tinha médico. Então são orientações que já demos anteriormente na rádio. As orientações que damos é que primeiramente procure a unidade de saúde mais próxima, por que lá, vai ter médico, caso não tenha esse paciente com certeza irá procurar o hospital 24 Horas.
Então o paciente é acolhido, é verificado os sinais vitais e toda a sua situação, é bom informar também que a nossa situação hoje não é por falta de interesse, nós não temos médico, já fizemos propostas mas infelizmente ainda não tivemos nenhuma resposta positiva.
É importante lembrar que os médicos cubanos não são autorizados a fazer plantão no Brasil, veio no contrato que foi assinado pelo Ministério Público Brasileiro com a Cuba, por isso só tem 3 médicos no 24 Horas, pois são brasileiros``, disse a diretora executiva de média e alta complexidade , Renata Albuquerque.
´´No momento nós estamos com 8 médicos que são participantes do programa mais médicos no Brasil, entre esses oito, três estão de férias no momento, mas dia 29 retornarão ao município. E todas as unidades da Zona Urbana e Flexal tem um médico, porém tem dias que não há médicos nas unidades, pois eles fazem um curso, então apenas um dia na semana que não há médico na unidade mas tem o enfermeiro que pode fazer o acolhimento e encaminhar para o 24 Horas. Na unidade de Saúde do bairro São Francisco todos os dias tem médico, somente na terça-feira que não, pois eles fazem um curso``, diz a diretora executiva da atenção básica Edileny Castro
´´A secretaria de saúde orienta, se você sente alguma coisa pela parte da manhã, sabemos das dificuldades dos médicos, então você vai até a unidade de saúde mais próxima da sua casa, você se consulta com o médico e se ele ver que tem a necessidade de você ser encaminhado para o 24 Horas, ele vai fazer a prescrição da medicação e você já chega com essa prescrição do médico vindo da UBS para o 24 Horas, se você chegar com a prescrição o enfermeiro vai ver e vai fazer o atendimento, pois já está prescrito. Se você for diretamente no 24 Horas e não tiver médico, o enfermeiro vai entrar em contato direto com o médico e se houver necessidade ele pede a transferência para a Santa Casa de Misericórdia ou o paciente aguarda``, disse a Secretária Municipal de Saúde, Nathália Silva.
Hayme Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário