Em mais uma edição de uma das maiores procissões fluviais do mundo, o Círio de Santo Antônio de Oriximiná, oeste do estado, reuniu mais uma vez milhares de fiéis que saíram de suas casas, cidades vizinhas e de vários estados para mostrar sua fé católica e amor ao santo casamenteiro. As homenagens, celebrações e procissões continuam até o dia 19 de agosto.
O clima de emoção e devoção marcou o Círio Fluvial que este ano completa 72 anos de realização em meia a floresta amazônica .
Milhares de pessoas participaram da programação do círio, que iniciou no sábado(03) com a transladação da imagem para comunidade Maria Goreht, região do lago do Aimim, que pelo segundo ano consecutivo o Círio Fluvial sai da comunidade . Nas primeiras horas de domingo (05), milhares de pessoas saíram em carreata na tradicional alvorada para anunciar a chegada do grande dia do festejo do padroeiro.
O Círio Fluvial teve início por volta das 18h, e santo Antônio foi conduzido em uma balsa, que recebeu uma decoração toda especial e com a ornamentação voltada ao tema da Campanha da Fraternidade 2018.
Dezenas de embarcações estiveram na procissão fluvial e realizaram suas homenagens, e saudaram o Santo Padroeiro com queimas de fogos. Ao se aproximar do porto da cidade, aproximadamente 14 mil barquinhas coloridas a velas, deram brilho e cores nas águas do rio Trombetas.
Após homenagens recebidas através da queima de fogos, a berlinda que conduzia Santo Antônio seguiu em procissão terrestre até a Catedral, onde foi celebrada a santa missa do Círio, e foi presidida pelo bispo diocesano de Óbidos, Dom Bernardo.
A Paróquia de Santo Antônio celebra o Círio do seu padroeiro anualmente, no 1º Domingo de agosto. E a festividade deste ano tem como tema “Santo Antônio inspirai-nos a ser sal da terra e luz numa igreja em missão”.
“O Círio é um momento de renovação”. É o momento em que as famílias de
Oriximiná se reúnem na fé e na esperança de dias melhores. A identidade do povo de Oriximiná, está muito vinculada a esse momento, e é por isso que nós procuramos nos preparar cada vez mais e melhor para receber a festa do nosso padroeiro”, disse o pároco Adventino, Nandus.
Fotos-Eury Silva / Hayme Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário