Círio Fluvial de Santo Antônio acontece neste domingo, em Oriximiná - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Círio Fluvial de Santo Antônio acontece neste domingo, em Oriximiná

Círio Fluvial de Santo Antônio acontece neste domingo, em Oriximiná

Share This
O Círio Fluvial de Santo Antônio acontece neste domingo, 05 abrindo ao melhor estilo as festividades em homenagem ao padroeiro do município. Enquanto a Paróquia providencia os últimos ajustes, o comércio local vivencia o aumento nas vendas e a prospecção de uma renda extra. Por outro lado, famílias inteiras aguardam a chegada de um familiar querido que só vem à cidade para matar a saudade dessa tradição especial. É tempo de ver rostos novos com os turistas que por aqui aventuram a expectativa de ver algo diferente e espetacular.
“Estamos com uma expectativa muito grande porque são 72 anos de círio fluvial, um momento muito importante não só para a igreja católica, mas para toda população oriximinaense que espera com muita alegria esse evento, um dois mais bonitos do mundo”, comenta o padre Arilson Lima, Pároco da Paróquia de Santo Antônio.
A balsa que conduzirá a balsa de Santo Antônio sairá da comunidade aimin,  até o porto da cidade, já está em fase de conclusão do projeto de ornamentação. Ela é a principal personagem do Círio e atrai todos os olhares com seu espetáculo de luz e cor. Para completar a beleza desse momento mágico, neste ano foram confeccionadas aproximadamente 27 mil barquinhas, peças de anhinga que servem de base para balões de seda com velas que são soltas no Rio Trombetas dando a impressão que uma cidade flutuante se aproxima. As embarcações também contribuem para beleza do Círio e dão um show à parte.

A confecção dos balões e barquinhas se dão através de parcerias com as escolas, paróquia é Secretaria de Educação, que confeccionaram em torno de 26 mil barquinhas, mas os devotos e as comunidades também deram sua contribuição e, com isso, temos mais de 26 mil barquinhas. Agora contamos com os donos de embarcação para que possam nos ajudar a soltá-las no rio”, informa o pároco.

O evento, além de envolver os oriximinaenses pela fé, aquece a economia. É a época em que o comércio, principalmente de vestuário e acessórios, potencializa suas vendas. Destaque também para o ramo de gêneros alimentícios, pois muitas famílias preparam um almoço tradicional para reunir entes queridos, assim como desponta a venda de refeições e petiscos em vários pontos da cidade.
A festividade em homenagem ao Santo Casamenteiro, acontece tradicionalmente do primeiro ao terceiro domingo do mês de agosto. Neste ano traz como tema: “Santo Antônio: inspira-nos a ser sal da terra  e luz numa igreja em missão”. São 14 dias de festa e devoção com missas todas as noites na Igreja Matriz seguida de atrações como leilões, bingos, apresentações culturais, serestas e outros no Clíper, a festividade encerra-se no dia 19 de Agosto.

Fonte: Site Espoca Bode (editado)
Foto: Diário Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário