![]() |
| Foto/Amazoon Notícia |
A Capitania dos portos pertencentes do Município de Santarém, encontraram-se no porto do Município de Óbidos realizando ações itinerantes como: cadastramentos de embarcações, renovações de títulos, renovação de carteiras de aquaviários, palestras, orientações, fiscalizações no rio e cursos.
O trabalho está sendo visado para o uso de coletes salva vidas, para evitar e minimizar os riscos de acidentes nas embarcações. O objetivo das ações foram as escolas, para que assim pudessem alertar e evitar os ricos de acidentes fluviais. Desde que a capitania chegou a Óbidos, já foram doados aproximadamente 50 coletes salva vidas.
Foram repassadas orientações e palestras para crianças de 1ª a 4ª série, para que desde cedo possam se conscientizar sobre o uso essencial do colete salva vidas. Durante as ações, já foram alcançadas aproximadamente 1.140 pessoas.
A capitania está ministrando na colônia de pescadores Z-19 o curso de atualização e cursos para nova carteira marítima. Aproximadamente 60 alunos participam das atividades. A capitania dos portos disponibiliza parte do material e os recursos de ensino profissional marítimo adequados para que os ribeirinhos possam ter suas carteiras habilitadas.
As pessoas que tem sua própria embarcação são instruídas que se leve toda documentação necessária para se adequar até na próxima segunda-feira (23).
Já as pessoas de baixa renda terão o processo gratuito para que eles possam registrar suas embarcações.
![]() |
| Sub-Oficial Veras |
“A mesma ação que acontece em Óbidos, já foi realizada em outros municípios como Juruti e Alenquer, onde os proprietários de embarcações tiveram suas inscrições, atualizações e cursos marítimos realizados. Foram visitadas 11 escolas nos dois municípios, atingindo aproximadamente
um total de 4.702 alunos, principalmente crianças, todos receberam coletes. No que diz respeito a segurança da navegação e o ensino do uso importante do colete, foram realizadas várias palestras nas cidades do baixo amazonas”, falou o Sub-oficial, Veras.
Os proprietários das embarcações deverão levar os seguintes documentos: declaração de propriedade, comprovante de residência (de no mínimo três meses), identidade e CPF. Os proprietários de embarcações terão que arquear a sua embarcação até o local destinado e em seguida terá que tirar uma foto de 15x21, contendo a data da embarcação. Todo esse processo será levado a Capitania Fluvial de Santarém.
Na próxima vinda dos comandantes na cidade Óbidos, serão realizadas fiscalizações e trabalho de legalização e abordagem de embarcações irregulares.
Por Hayme Amorim

Nenhum comentário:
Postar um comentário