Óbidos tem 3 casos suspeitos de gripe H1N1 - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Óbidos tem 3 casos suspeitos de gripe H1N1

Óbidos tem 3 casos suspeitos de gripe H1N1

Share This

Foto- Divulgação
Óbidos tem três casos suspeitos de gripe H1N1, mais conhecida como gripe A. Os pacientes são crianças de quatro meses a 5 anos, e recentemente contraíram os sintomas idênticos da gripe. 

De acordo com informações do hospital Dom Floriano, três casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) estão sendo investigados. As crianças deram entrada no hospital apresentando os sintomas da gripe (infecção aguda das vias aéreas e febre calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão). 

Nos últimos 15 dias, o número aumentou de internações com os sintomas da gripe A (H1N1), no hospital. Os três casos estão sendo monitorados suspeitos de terem adquiridos o vírus. As suspeitas são, o caso da criança João Lucas de cinco anos, que deu entrada no hospital e foi transferido para o hospital de Santarém, foi diagnosticado como pneumonia, e veio a óbito na última segunda –feira (23). O segundo caso foi de uma criança do sexo feminino. Ela foi transferida para Santarém, com os sintomas da gripe. A criança estuda na mesma escola que João Lucas, estudava, escola Inglês de Souza, e o terceiro caso é de uma criança do sexo masculino, que deu entrada no hospital com os sintomas e continua internado, mas fora de risco. A equipe médica conseguiu evitar a progressão dos vírus. 


Os sintomas da influenza A, são os mesmos da gripe: dor pelo corpo, febre alta, e pode levar à morte por um comprometimento muito acentuado dos pulmões. Se a pessoa está com febre alta, mal-estar geral e a respiração muito curta, com falta de ar, tem de procurar imediatamente um médico. 

Em entrevista ao site Amazoon Notícia, o secretário de saúde de Óbidos em exercício, Rafael Brandão, informou que todos os casos estão sendo acompanhados como suspeitas apenas, pois até no momento não há registro nenhum do vírus circulante. “Até mesmo temos uma regional, no qual ela monitora os demais municípios e até no momento não fomos informados de nenhum caso em nossa região”, disse o secretário. 

A Secretaria de Saúde de Óbidos, está realizando um trabalho de orientação em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas, para que as mães perceberem os primeiros sintomas de gripe, não leve as crianças para escolas, nem trate em casa, mas sim procurar imediatamente uma unidade de saúde para que não haja transmissão, por mais que seja uma gripe normal ou uma virose. 


A diretora de vigilância em saúde de Óbidos, Zilda Adriana de Moraes, informou que a vigilância vem monitorando todos casos, e que até o momento não tem registro oficial do vírus da Influenza no município. “A vigilância está trabalhando diretamente com os médicos, que é a porta de entrada, para que eles estejam atentos com a questão dos casos que podem estarem surgindo nas unidades de saúde ou no ambiente hospitalar.” 

Zilda Adriana, informou ainda que o munícipio de Óbidos, está com a falta da vacina da Influenza A, e que apenas 1.000 (mil) dozes foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. “ Estamos aguardando para a próxima semana, uma quantia bem superior de dozes, para que possamos estar imunizando as classes de risco"

A secretaria de saúde de Óbidos, ratifica que não houve nenhum registro de caso de H1N1, e que está sendo tratado dentro do protocolo de atendimento, tentando identificar os casos e fazendo os devidos exames. 

O hospital Dom Floriano monitora os casos e aguarda exames laboratoriais epidemiológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário