O planejamento do Proater foi realizado com os representantes da Emater da região de integração do Baixo Amazonas. O evento ocorreu no auditório do Centro de Governo do Baixo Amazonas e reuniu 13 municípios. O coordenador de Desenvolvimento e Incentivo à Produção, Gustavo Hamoy, representou o secretário regional de Governo, Olavo das Neves, durante a reunião.
De acordo com o extensionista, Jorge Augusto Macêdo, a expectativa é que as ações do Proater, em 2018, cheguem a 70 mil famílias no estado e em torno de cinco mil famílias no Baixo Amazonas.
"Estamos num processo de elaboração do Proater dos treze municípios, que compõem a região de integração do Baixo Amazonas. Nessa região temos a atuação com dois escritórios regionais, o de Santarém, com nove municípios, e o do Médio Amazonas, com quatro municípios. A ideia é sair daqui com os municípios preparados para elaborar toda a programação para o ano de 2018, com base no espelho orçamentário e no diagnóstico municipal que os escritórios têm feito", explica Jorge Macêdo, extensionista, ligado à sede, em Belém.
Ações - O planejamento delimitará as ações dos escritórios regionais e locais no âmbito do Programa Agricultura Familiar, previsto no PPA; Programa de Pecuária e Pesca e em Meio Ambiente e Ordenamento Territorial. "Dentro desses quatro programas teremos ações de apoio às unidades familiares de produção agrária; apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar; apoio às cadeias produtivas de origem animal e vegetal e orientação para recuperação de áreas degradadas ou alteradas. A expectativa é atingir com essas ações cerca de 70 mil famílias, durante o ano de 2018, utilizando o orçamento do Governo do Estado, tanto do Tesouro, quanto de recursos próprios da empresa, e de convênios, nas diversas parcerias com as Prefeituras", completa o extensionista.
Avaliação - Chefes dos escritórios locais e regionais aprovaram a iniciativa. Para o supervisor regional da Emater, em Santarém, Rosivaldo Colares, a reunião permitiu que as ações posteriores sejam alinhadas de forma integrada, principalmente, diante das parcerias com entes públicos ou outras instituições do setor produtivo.
"O planejamento é importante porque vai nortear as ações da Emater na questão da assistência técnica e extensão rural nos treze municípios, onde se faz uma programação que serão realizadas em todos os níveis, principalmente, nas parcerias com outras instituições do setor produtivo e financeiro. Nesse momento, os escritórios estão sendo orientados em como conduzir o Proater, por isso estamos aproveitando esse momento, ocasião em que os municípios apresentam suas demandas, para levar ao Governo do Estado e os encaminhamentos possam ser feitos e a Emater atuar numa programação agendada", argumenta Rosivaldo Colares.
A reunião contou ainda com a participação do superintendente regional do Banco da Amazônia, Edson Ribeiro, que tratou sobre as mudanças e inovações a respeito do acesso ao crédito rural. "Aproveitamos a reunião para informar sobre mudanças e inovações, como a Central de Crédito, que para nós, vai dar uma velocidade grande para dinamizar a economia. A ferrramenta sócioambiental que é uma evolução, fazendo com que trabalhos individuais sejam realizados de forma sistêmica, dando maior velocidade, aproximando ainda os técnicos dos agricultores", informou o superintendente.
Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário