A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos, oeste paraense, distribuiu na tarde da segunda-feira (05) aproximadamente 150 quilos de pescado das espécies: mapará, pirarucu, curimatã e pacu, nos bairros do Perpétuo Socorro, São José Operário e comunidade Santo Antônio (área do Engenho). Essa é a segunda vez que o órgão realiza a distribuição de pescado em menos de uma semana.
“Só temos que agradecer a secretaria de Meio Ambiente, por estarem realizando esse trabalho de doação, que é de suma importância e principalmente com
transparência, proporcionando uma alimentação saudável para as famílias que realmente precisam”. Disse Mateus Oliveira, morador da área do engenho.
A distribuição se deu após apreensão do pescado em operações realizadas no final de semana pela Semma, contra captura e a comercialização das espécies que estão no período do defeso. No momento da prisão, não foram encontrados os responsáveis pelo pescado.
Períodos de defeso
Defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.
No período, é proibido além da pesca, a comercialização, transporte e beneficiamento. Para assegurar o cumprimento da determinação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) intensificou as fiscalizações. As multas variam de R$ 700 a R$ 100 mil dependendo da quantidade de pescado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário