![]() |
Foto/ Hayme Amorim |
A Procissão do Encontro, tradicional evento católico que relembra o momento em que Jesus Cristo encontra Maria a caminho do calvário, foi realizada nesta sexta-feira (23), pela igreja Santa Terezinha e igreja do Sagrado Coração de Jesus.
A programação iniciou na igreja Santa Terezinha, com a procissão das mulheres e logo em seguida os homens saíram da igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Cidade Nova, com a recitação do Terço da Misericórdia, seguido da Ladainha do Sagrado Coração de Jesus. Os fiéis saíram em cortejo nas ruas em direção à igreja do São Francisco.
Durante a procissão, alguns dos paroquianos encenam o encontro de Jesus por meio dos cânticos religiosos que marcam a quaresma. No cortejo, os andores com as imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor Bom Jesus dos Passos foram carregadas pelos devotos. Após o encontro na igreja de São Francisco, aconteceu a missa de encerramento.
Encenação
Verônica, a Santa de Jerusalém que encontrou Jesus enquanto ele carregava a cruz.
De acordo com a história, ao vê-lo, ela parou para limpar-lhe o suor e sangue que escorriam pelo rosto com seu véu. Ao fazer isso, o semblante de Jesus teria carimbado o tecido conhecido como Santo Sudário.
“Cada ano que passa, aumenta mais a alegria de participar. É gratificante e eu espero que Deus me dê forças para continuar por mais anos e manter a tradição católica”, pontuou dona Diquinha, moradora do bairro São Francisco.
![]() |
Foto/ Hayme Amorim |
Ao passar da procissão, pessoas acompanhavam das janelas das casas e outras saiam para acompanhar. O enfermeiro José Altair (Coiega), foi um deles: “Eu acompanho a procissão há vários anos. Além de tradição religiosa, é uma tradição familiar também. Esperamos sempre para ver”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário