![]() |
Coordenadoras do Evento |
O grupo de jovem JSC, em parceria com conselho da comunidade São Pedro do bairro Bela Vista, em Óbidos, oeste paraense, irão organizar uma programação especial ao dia internacional da mulher, nesta quinta-feira (08).
Com o tema “Despertar Mulher”, o evento terá caminhada, palestras com temas voltados para as mulheres e confraternização. O evento iniciará às 17h, com a caminhada saindo da concentração na ponte que liga o bairro, percorrendo algumas ruas e finalizando com uma grande concentração em frente à capela do padroeiro do bairro, São Pedro.
“Nós quanto grupo de jovens do bairro, e vendo a carência de evento que busca a igualdade e a valorização dos direitos das pessoas dentro da comunidade, nos reunimos juntamente com o conselho da comunidade da igreja São Pedro, igrejas evangélicas e entidades que trabalham com preservação dos direitos das mulheres, para realizarmos essa programação especial ao dia da mulher”, disse Nataly Almeida, umas das coordenadoras do grupo de jovens da comunidade São Pedro.
Sobre o Dia Internacional da Mulher
A data faz referência ao dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Morreram, aproximadamente, 130 tecelãs carbonizadas.
Mas, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica e em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Nenhum comentário:
Postar um comentário