Os alunos do terceiro ano da escola da São José em Óbidos, oeste paraense, participaram de atividades pedagógicas desenvolvidas no componente curricular de Biologia para o ano de 2018. As atividades estão alinhadas com o desenvolvimento de ações previstas no ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) – PDDE da Escola Estadual “São José”, dentre outros aspectos, objetivam a promoção da Iniciação Científica no ensino médio nos turnos matutino e vespertino.
“A proposta do ensino neste componente curricular pressupõe a realização de aprofundamento de estudo sobre temáticas de interesse dos alunos. No caso do 1º bimestre, as temáticas para estudo estiveram relacionadas ao contexto do município de Óbidos, tais como: surgimento da Serra da Escama e mamíferos, poluição do Laguinho, a água que bebemos diversidade de fungos, a relação entre as bactérias e o ser humano, diversidade de fungos, doenças virais, desmatamento e outros”. Disse o Prof. Me. Iata Araújo, docente da SEDUC-PA.
A socialização dos trabalhos realizados deu-se por meio de: seminário, fórum de debate, debate programado, teatro musical, elaboração de jornal e júri simulado, onde foram trabalhados os seguintes objetos de conhecimentos: Era Mesozóica e Cenozóica, Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi e vírus. Em síntese, a promoção de atividades pedagógicas nesta perspectiva possibilita o desenvolvimento do ensino à luz das exigências do ENEM e de documentos oficiais, como a LDB, que sobremaneira, favorece aos alunos uma formação humana integral por meio de reflexões de questões do cotidiano em que estão inseridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário