![]() |
Fotos/ Eury Silva- Emilly Castro |
As ruas de Óbidos, oeste do estado, foram tomadas pelo cor-de-rosa na noite da quarta-feira (31), com a participação de centenas de pessoas no Arrastão denominado “Outubro Rosa”, que pelo primeiro ano encerra a programação com folia e a participação do bloco tradicional de rua, Pai da Pinga, do mês em que se conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama. Os participantes se concentraram na praça de Terezinha, onde houve alongamento físico e muita zumba, e depois o trajeto seguir até o estacionamento da pracinha do “O”.
Segundo a estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), vinculado ao Ministério da Saúde, e que em cada dez minuto os cânceres de mama e colo de útero, juntos é diagnosticado nas mulheres do País. “Mais uma vez as pessoas se conscientizaram sobre a importância da prevenção a esta doença que atinge muitas mulheres em todo o mundo”, ressalta a primeira-dama do município, Antonieta Amorim Barros. “A mensagem principal do Outubro Rosa é que o cuidado com a saúde da mulher deve ser o ano todo, todos os dias. E o autoexame é essencial também”, acrescenta.
No decorrer do mês ocorreram atividades alusivas à campanha, como palestras nas UBSS (Unidades Básicas de Saúde) e mutirão de atendimento especializado na saúde da mulher, com médicos ginecologistas, enfermeiros e atendentes. “A força-tarefa realizada em todo mês de outubro contabilizou aproximadamente 520 atendimentos e exames”, frisou a secretaria de saúde, Natalia Tavares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário