As encantadoras belezas de Óbidos
Topograficamente falando, Óbidos é uma cidade histórica, muito bonita, aprazível, onde vive um povo bom e alegre- assentada sobre uma colina-, bem acima do nível do mar, parecendo mesmo um verdadeiro presépio- como é carinhosamente cognominada- obra da natureza divina!
Os seus acidentes geográficos encantam, como por exemplo, a majestosa e exuberante “Serra da Escama”, com seus canhões adormecidos – outrora temíveis -, guarneciam a Amazônia, cujo Rio, se estreita tanto, na sua parte mais profunda, obrigando que cada embarcação que singre suas aguas, não encontre outro curso para seguir a viagem-quer para Belém ou Manaus. É preciso, obrigatoriamente, passar em frente à cidade que, insiste, pacificamente, o intenso trafego fluvial, como uma verdadeira ”sentinela”, a continuar protegendo um pedaço importante da região mais cobiçada do planeta.
Os nossos lagos, igarapés, igapós, são maravilhas escondidas a irradiar vida, apesar de homem- o maior dos predadores-, tentar destruir as maravilhas deixadas por Deus sobre a terra. As nossas florestas, fornecedora de ar mais puro e cristalino, preservam os nossos pulmões da terrível poluição causada pelos tempos modernos. A nossa fauna, a nossa flora, encanta a todos, inclusive o mundo inteiro. São riquezas incontáveis, orgulhando os obidenses, os amazônidas.
O nosso acervo arquitetônico, é outro patrimônio que retrata muito bem um passado glorioso – dentre eles – o Forte Pauxis –que , a exemplo da “Serra da Escama”, também ajudou a proteger não somente a cidade, mas, sobretudo, o próprio brasil, representado pela Amazônia.
O velho quartel de Óbidos, depois de devidamente restaurado no governo Almir Gabriel, abriga atualmente a casa de cultura “José Veríssimo”, tendo sido outro marco importante na nossa caminhada, confirmando que, a nossa fundação, aconteceu sem a menor dúvida, devido à privilegiada posição geográfica e estratégica que a cidade ocupa na região, exigindo a presença da policia militar desde os primórdios, como fator de segurança nacional da região. O Brasil deve a Óbidos, parte da sua conquista da sua própria soberania! Já imaginaram o nosso pais sem a Amazônia?
A cultura, é outra característica com a qual o povo obidense muito se identifica. Expoentes da literatura brasileira – como José Veríssimo e Inglês de Souza-, brilharam nacionalmente, sendo ate hoje inconfundíveis. O nosso povo, conserva esse sentimento, passando de geração em geração.
A Associação Cultural Obidense- ACOB, fundada por abnegadas senhoras da nossa sociedade, que trazem na alma o amor pela cultura, é atualmente o local onde estão guardadas relíquias do nosso passado, como também, o talento das gerações de agora, a fim de continuar presente na vida deste povo, registrando os acontecimentos marcantes da nossa trajetória.
![]() |
Mascarado Fobó- Ícone do Carnapauxis |
Os valentes “Índios Pauxis” nossos precursores -, onde realmente tudo começou, nos legaram o amor e o respeito pela terra, pela cultura, pelas nossas tradições. Foram eles, os grandes heróis, a quem tributamos nossas perenes homenagens. Viva Óbidos!
HUGO ANTÔNIO FERRARI
Área central da cidade e seus casarios |
![]() |
mercado municipal |
![]() |
vista aérea da área central da cidade |
![]() |
estadio Ary ferreira |
![]() |
Praça de Sant´Ana |
![]() |
Rio Amazonas que banha a cidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário