![]() |
Foto: Cristino Martins |
Município enfrenta alagamentos decorrentes de chuvas
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência no município paraense de Terra Santa, no Baixo Amazonas, por causa de alagamentos decorrentes de fortes chuvas desde o mês passado. A medida do Governo Federal tem vigência por 180 dias. Além do município do Pará, a medida publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, possibilita apoio da Defesa Civil Nacional para assistência à população e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais de mais 183 municípios de seis estados - Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará e Goiás.
A medida, adotada em razão de desastres naturais que atingiram essas regiões, permite às prefeituras solicitar apoio da União para ações emergenciais. As cidades de Itapicuru (BA), Ibiaí (MG), Paquetá (PI) e Belém do Piauí (PI) obtiveram a medida devido ao prolongado período de seca e estiagem. A falta de chuvas também afetou 176 municípios da Paraíba. Já Teresina (PI), Limoeiro do Norte (CE) e Rialma (GO) foram atingidos por enxurradas. Terra Santa é o único município com reconhecimento por alagamentos.
O apoio emergencial destinado às localidades atingidas por desastres naturais é coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração. As ações são complementares à atuação de estados e municípios.
O auxílio emergencial disponibilizado pela Sedec inclui a distribuição de kits de assistência humanitária e de água potável, a remoção de famílias em áreas de risco, limpeza de vias públicas e recuperação de áreas danificadas, dentre outras ações. Já regiões afetadas por longos períodos de seca e estiagem, por exemplo, podem ter garantia de abastecimento de água imediato por meio de carros-pipa.
Por: O Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário