Diversas categorias dos servidores públicos de níveis básico e médio do município de Curuá, oeste do estado, reivindicaram na manhã da segunda-feira (18) em frente ao prédio da prefeitura, o pagamento dos seus salários e o não repasse do empréstimo consignado dos funcionários pela prefeitura para Caixa Econômica. O mês de junho já está entrando na segunda quinzena e a prefeitura ainda não pagou os vencimentos do mês passado, explica o coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curuá, Marinaldo Siqueira.
Em protesto contra os atrasos constantes, servidores saíram às ruas da cidade, em marcha, com faixas e cartazes. Segundo o coordenador dos servidores públicos Marinaldo Siqueira, essa foi à primeira vez na gestão do prefeito Zé da Marta que os trabalhadores de outras categorias, realizaram um ato público por direitos trabalhistas nesta cidade.
“Participaram servidores de todas as secretarias do município, demonstrando insatisfação com a situação e a força do nosso sindicato quando os convocamos para a luta. A prefeitura de Curuá até a presente data não quitou os vencimentos com todas as secretarias. Os atrasos constantes estão causando enorme prejuízo aos
servidores e a economia local, além dos atrasos, outra reivindicação foi para buscarmos informações do porque a prefeitura não está repassando as parcelas dos empréstimos consignados dos funcionários, uma vez que há quase três meses vem sendo descontado no contracheque dos funcionários”, afirmou Marinaldo Siqueira.
Marinaldo, falou ainda que o sindicato tem buscado diálogo com a gestão, através de vários ofícios pedindo informações sobre os constantes atrasos dos pagamentos e sobre o não repasse das parcelas descontadas dos funcionários, e até no momento a gestão não se manifestou em sentar com a classe.
O servidor da secretaria de Meio Ambiente, Rafael, relatou que há quatro meses vem ocorrendo os atrasos e com isso vem sentido na pele a dificuldade em manter os compromissos e quitar suas dívidas no comércio local. Rafael, disse ainda que além do salário atrasado, os agentes
de meio ambiente estão sem condições de atuarem por falta de equipamentos “ hoje a secretaria não tem praticamente nada, única coisa que hoje tem é uma moto que vive apresentando problemas, o governo se quer dar condições para trabalharmos”, disse Rafael .
A manifestação dos servidores foi acompanhada pelo vereador Romilson Cardoso, que desde o início do seu mandato vem lutando por melhorias da classe. “Enquanto vereador deste município, estarei reivindicando em prol do povo curuaense, momento este que está alarmante em nosso município, como o atrasado de salário dos funcionários e outras situações acontecendo e o governo municipal nem se quer tem a consideração de
explicar ao povo o que vem acontecendo na gestão. Hoje o poder legislativo conta com nove vereadores, e infelizmente há omissão desse poder em apoio os servidores do nosso município, pois essa casa tem que apoiar a população, e sempre me coloco a disposição do povo curuaense”, falou Romilson Cardoso.
Romilson, disse ainda que tem reivindicado várias situações que vão contra a Lei Orgânica. “Já fiz vários pedidos de informações e governo se nega a nos informar, uma informação que todo cidadão tem direito, e é amparado através da lei da transparência, e estamos buscando informações do porque a prefeitura está devendo quase meio milhão para a caixa econômica, se todo mês está sendo descontadas as parcelas”.
“Irei encaminhar ao ministério público estadual e federal mais esse pedido que se investigue para onde o dinheiro que está sendo descontado está indo, enquanto uma série de irregularidades não para nesse governo como, nepotismo, altos salários, folha inchada, funcionários fantasmas, por todas essas irregularidades, irei lutar incansavelmente a favor do povo”, finalizou Romilson.
A equipe do Amazoon Notícia tentou falar com o presidente da Câmara Municipal de Curuá, Ziraldo Santos e o prefeito Zé da Marta, mas não conseguiu, pois os mesmos estavam com compromissos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário